O Hospital de Câncer de Barretos mudou de nome – agora ele se chama o que já era na prática há 50 anos: Hospital de Amor. Era precisamente assim que os colaboradores, pacientes e familiares já se referiam a essa instituição de referência e de excelência.
Nova identidade inclui vídeo arrepiante que mostra como é “ficar sem chão” com a doença e superá-la com ajuda da ciência e do amor
O Hospital de Câncer de Barretos mudou de nome – agora ele se chama o que já era na prática há 50 anos: Hospital de Amor. Era precisamente assim que os colaboradores, pacientes e familiares já se referiam a essa instituição de referência e de excelência.
Mantido pela Fundação Pio XII, trata-se da maior instituição oncológica filantrópica do Brasil, com unidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo três hospitais e várias unidades fixas de prevenção ao câncer. Com média de 4.100 atendimentos a pacientes por dia e mais de 400 médicos em período integral e com dedicação exclusiva, é também o hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades. Além do complexo que realiza 1,2 milhão de atendimentos por ano, a entidade conta com 11 unidades móveis equipadas com mamógrafos. O hospital, de reconhecida excelência, é mantido em grande parte por doações da sociedade, já que o SUS lhe repassa apenas 14 milhões de reais para cobrir o seu custo mensal de 23 milhões.
A instituição é reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento. Ao lado do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foi eleito em pesquisa popular o melhor hospital conveniado ao SUS no Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento.
Além de ciência de ponta, um ingrediente é crucial nos tratamentos realizados pelo hospital: o amor. A valorização do apoio carinhoso e total aos doentes em tratamento é tamanha que o amor passou a fazer parte do nome oficial da entidade.
Para marcar essa nova identidade, que já era reconhecida por milhares de pacientes, familiares e benfeitores, o Hospital de Amor lançou um vídeo emocionante, que, sem falas, conta a história de uma menina que “perde o chão” ao se descobrir com câncer, mas se reerguerá graças a uma experiência sintetizada nesta frase: “Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor”.
No início, o pesadelo
A pequena se vê de repente envolvida por um pesadelo comum à maioria dos pacientes quando recebem a notícia da sua doença: a imagem dos próprios pais desolados com a perda, o choque do próprio reflexo atingido pela enfermidade, o tempo que parece escorrer implacável pelas próprias mãos, a sensação de prisão sufocante numa vida de remédios e tratamentos…
Mas, de repente, a transformação!
A transformação acontece graças ao amor da família, dos médicos, dos amigos, do cachorrinho amado:
A mensagem-chave
A descrição do vídeo, no canal oficial do Hospital do Amor no YouTube, diz:
Como todos já sabem, o Hospital de Câncer de Barretos agora é Hospital de Amor! Afinal, vencer o câncer é muito mais fácil quando estamos cercados por muito carinho e cuidado. Em mais de 50 anos de história, a nossa instituição sempre se empenhou para oferecer atendimento altamente qualificado, humanizado e cheio de amor. Conheça a história da Nina, a pequena valente que enfrentou corajosamente o câncer com o apoio de sua família, amigos e de toda equipe do HA.
A mensagem-chave aparece ao final do vídeo: “O amor é maior que o medo“.
Assista ao vídeo
O filme que apresenta o novo nome do Hospital de Amor foi criado pelas agências brasileiras WMcCann, Zombie Studio e LOUD. Confira e arrepie-se com a reveladora história da pequena e valente Nina:
Muito legal a nova identificação do hospital não é mesmo ? Na verdade, isso já é realidade desde a fundação do hospital e aproveitamos para deixar aqui uma dica de leitura para quem se interessar pela história do fundador do hospital, Dr. Paulo Prata e seu filho Henrique Prata que depois assumiu a gestão do hospital e o ampliou com a meta de oferecer simplesmente, o melhor.
O Livro que conta essa história tem o título “Acima de tudo o Amor”, e acreditem, somente com a força do amor e da paixão pelo ser humano a família Prata conseguiu vencer. As dificuldades foram sem número e o livro é emocionante. Confira abaixo a sinopse:
Este livro mostra a trajetória de 50 anos do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), fundado por Dr. Paulo Prata, e gerido depois por seu filho, Henrique Prata, que o transformou em um dos maiores polos de pesquisa e cura de câncer do mundo. Com doações de artistas, celebridades, cantores, empresários, fazendeiros e pessoas públicas, ele consegue complementar a verba pública e manter o hospital funcionando, mas não só. Ele criou um centro de excelência diferenciado, com atendimento humanizado para o doente e sua família, fazendo um atendimento 100% gratuito para a população. Dezenas de fatos curiosos, casos, coincidências e histórias surpreendentes de fé e solidariedade, que envolvem pessoas conhecidas na mídia, transformam este livro em uma história interessante, que prende o leitor e o sensibiliza para a relevância do HCB no Brasil. A renda será 100% revertida para o hospital. O fazendeiro que abraçou a medicina. Um dia, em 1962, um casal de médicos fundou um pequeno hospital na cidade de Barretos com um forte ideal: fazer um atendimento humanizado, qualitativo e gratuito para os mais carentes. Depois de observar a dificuldade de inúmeros pacientes com câncer em conseguir tratamento em centros especializados, o fundador, Dr. Paulo Prata, transformou-o no Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Em 1989, subsistindo com recursos públicos e algumas doações, o hospital estava deficitário, a ponto de fechar as portas. Um episódio mudou tudo: o filho do casal, Henrique Prata, fazendeiro que nunca cursou medicina, ao viver uma experiência de fé, resolveu abraçar a obra de seu pai e servir a Deus desse modo. Enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu, com a ajuda de doações de empresários, fazendeiros, artistas conhecidos, cantores famosos e personalidades públicas, manter o hospital funcionando. Mas não só. Hoje, 50 anos após sua fundação, com 107 mil m2 de área, fazendo cerca de cem mil atendimentos gratuitos por ano, o HCB se transformou em um dos maiores centros de excelência do mundo no tratamento e pesquisa de câncer, reconhecido e premiado internacionalmente. Neste livro, você vai conhecer as incríveis histórias que acontecem todos os dias – verdadeiros milagres – que permitem que este trabalho valioso continue sendo feito. Como o custo operacional mensal excede as receitas públicas destinadas à obra, é o apoio incondicional de pessoas do bem que faz com que as portas permaneçam abertas. O autor narra como venceu barreiras e tornou o impossível possível, encontrando verdadeiros anjos de solidariedade que o ajudam a prosseguir nesse caminho de fé e amor dedicado ao próximo. ( Fonte: Estante Virtual ).
Recomendamos a leitura pois é realmente inspirador para que possamos também trilhar os caminhos do amor para ajudar sempre as pessoas que mais precisam !!! Esperamos que gostem !!
Via Portal Aleteia