“Hospital de Amor”: a emocionante nova identidade do Hospital do Câncer de Barretos

Hospital de Câncer de Barretos mudou de nome – agora ele se chama o que já era na prática há 50 anos: Hospital de Amor. Era precisamente assim que os colaboradores, pacientes e familiares já se referiam a essa instituição de referência e de excelência.

Hospital de Amor Barretos

Nova identidade inclui vídeo arrepiante que mostra como é “ficar sem chão” com a doença e superá-la com ajuda da ciência e do amor

   Banner Hospital de Amor

Hospital de Câncer de Barretos mudou de nome – agora ele se chama o que já era na prática há 50 anos: Hospital de Amor. Era precisamente assim que os colaboradores, pacientes e familiares já se referiam a essa instituição de referência e de excelência.

Mantido pela Fundação Pio XII, trata-se da maior instituição oncológica filantrópica do Brasil, com unidades nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo três hospitais e várias unidades fixas de prevenção ao câncer. Com média de 4.100 atendimentos a pacientes por dia e mais de 400 médicos em período integral e com dedicação exclusiva, é também o hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades. Além do complexo que realiza 1,2 milhão de atendimentos por ano, a entidade conta com 11 unidades móveis equipadas com mamógrafos. O hospital, de reconhecida excelência, é mantido em grande parte por doações da sociedade, já que o SUS lhe repassa apenas 14 milhões de reais para cobrir o seu custo mensal de 23 milhões.

A instituição é reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento. Ao lado do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), foi eleito em pesquisa popular o melhor hospital conveniado ao SUS no Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento.

Além de ciência de ponta, um ingrediente é crucial nos tratamentos realizados pelo hospital: o amor. A valorização do apoio carinhoso e total aos doentes em tratamento é tamanha que o amor passou a fazer parte do nome oficial da entidade.

Para marcar essa nova identidade, que já era reconhecida por milhares de pacientes, familiares e benfeitores, o Hospital de Amor lançou um vídeo emocionante, que, sem falas, conta a história de uma menina que “perde o chão” ao se descobrir com câncer, mas se reerguerá graças a uma experiência sintetizada nesta frase: “Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor”.

No início, o pesadelo

Hospital de Amor

Hospital de Amor
Hospital de Amor

Hospital de Amor

A pequena se vê de repente envolvida por um pesadelo comum à maioria dos pacientes quando recebem a notícia da sua doença: a imagem dos próprios pais desolados com a perda, o choque do próprio reflexo atingido pela enfermidade, o tempo que parece escorrer implacável pelas próprias mãos, a sensação de prisão sufocante numa vida de remédios e tratamentos…

Hospital de Amor

Hospital de Amor
Hospital de Amor

Hospital de Amor
Hospital de Amor

Hospital de Amor
Hospital de Amor

Hospital de Amor

Mas, de repente, a transformação!

A transformação acontece graças ao amor da família, dos médicos, dos amigos, do cachorrinho amado:

Hospital de Amor

Hospital de Amor
Hospital de Amor

Hospital de Amor

A mensagem-chave

A descrição do vídeo, no canal oficial do Hospital do Amor no YouTube, diz:

Como todos já sabem, o Hospital de Câncer de Barretos agora é Hospital de Amor! Afinal, vencer o câncer é muito mais fácil quando estamos cercados por muito carinho e cuidado. Em mais de 50 anos de história, a nossa instituição sempre se empenhou para oferecer atendimento altamente qualificado, humanizado e cheio de amor. Conheça a história da Nina, a pequena valente que enfrentou corajosamente o câncer com o apoio de sua família, amigos e de toda equipe do HA.

A mensagem-chave aparece ao final do vídeo: “O amor é maior que o medo“.

 Assista ao vídeo

O filme que apresenta o novo nome do Hospital de Amor foi criado pelas agências brasileiras WMcCann, Zombie Studio e LOUD. Confira e arrepie-se com a reveladora história da pequena e valente Nina:

Muito legal a nova identificação do hospital não é mesmo ? Na verdade, isso já é realidade desde a fundação do hospital e aproveitamos para deixar aqui uma dica de leitura para quem se interessar pela história do fundador do hospital, Dr. Paulo Prata e seu filho Henrique Prata que depois assumiu a gestão do hospital e o ampliou com a meta de oferecer simplesmente, o melhor.

O Livro que conta essa história tem o título “Acima de tudo o Amor”, e acreditem, somente com a força do amor e da paixão pelo ser humano a família Prata conseguiu vencer. As dificuldades foram sem número e o livro é emocionante. Confira abaixo a sinopse:

Este livro mostra a trajetória de 50 anos do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), fundado por Dr. Paulo Prata, e gerido depois por seu filho, Henrique Prata, que o transformou em um dos maiores polos de pesquisa e cura de câncer do mundo. Com doações de artistas, celebridades, cantores, empresários, fazendeiros e pessoas públicas, ele consegue complementar a verba pública e manter o hospital funcionando, mas não só. Ele criou um centro de excelência diferenciado, com atendimento humanizado para o doente e sua família, fazendo um atendimento 100% gratuito para a população. Dezenas de fatos curiosos, casos, coincidências e histórias surpreendentes de fé e solidariedade, que envolvem pessoas conhecidas na mídia, transformam este livro em uma história interessante, que prende o leitor e o sensibiliza para a relevância do HCB no Brasil. A renda será 100% revertida para o hospital. O fazendeiro que abraçou a medicina. Um dia, em 1962, um casal de médicos fundou um pequeno hospital na cidade de Barretos com um forte ideal: fazer um atendimento humanizado, qualitativo e gratuito para os mais carentes. Depois de observar a dificuldade de inúmeros pacientes com câncer em conseguir tratamento em centros especializados, o fundador, Dr. Paulo Prata, transformou-o no Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Em 1989, subsistindo com recursos públicos e algumas doações, o hospital estava deficitário, a ponto de fechar as portas. Um episódio mudou tudo: o filho do casal, Henrique Prata, fazendeiro que nunca cursou medicina, ao viver uma experiência de fé, resolveu abraçar a obra de seu pai e servir a Deus desse modo. Enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu, com a ajuda de doações de empresários, fazendeiros, artistas conhecidos, cantores famosos e personalidades públicas, manter o hospital funcionando. Mas não só. Hoje, 50 anos após sua fundação, com 107 mil m2 de área, fazendo cerca de cem mil atendimentos gratuitos por ano, o HCB se transformou em um dos maiores centros de excelência do mundo no tratamento e pesquisa de câncer, reconhecido e premiado internacionalmente. Neste livro, você vai conhecer as incríveis histórias que acontecem todos os dias – verdadeiros milagres – que permitem que este trabalho valioso continue sendo feito. Como o custo operacional mensal excede as receitas públicas destinadas à obra, é o apoio incondicional de pessoas do bem que faz com que as portas permaneçam abertas. O autor narra como venceu barreiras e tornou o impossível possível, encontrando verdadeiros anjos de solidariedade que o ajudam a prosseguir nesse caminho de fé e amor dedicado ao próximo. ( Fonte: Estante Virtual ).

Recomendamos a leitura pois é realmente inspirador para que possamos também trilhar os caminhos do amor para ajudar sempre as pessoas que mais precisam !!! Esperamos que gostem !!

Via Portal Aleteia

 Instrumentadoras de Plantão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *