Como ter a mente aberta para receber o novo – Parte 1

Como ter a mente aberta para receber o novo

Receber o novo nem sempre é fácil. Principalmente porque isso depende da história individual das pessoas e de como foram acostumadas a pensar. Mas vivemos um tempo onde o novo faz parte dos nossos dias e o melhor é convivermos com o novo da melhor maneira possível. Então, faremos uma sequência de 3 posts, com dicas para que você possa se adaptar a essa realidade que nos cerca. Vamos receber o novo todo dia ?

Você está cansado de olhar o mundo da mesma velha maneira? As pessoas ao seu redor já disseram que você nunca enxerga mais de um lado da história? Se a resposta é sim, é hora de ampliar seus horizontes e melhorar sua vida, para que você possa ser mais mente aberta. Pessoas de mente aberta levam vidas excitantes, equilibradas e cheias de curiosidade, e você pode ser uma delas com um pouco de trabalho duro. Se você quer aprender a fazê-lo, siga os passos a seguir.

Parte: 1 Ajustando sua Perspectiva

1. Abrace o desconhecido. Se você quer ser mais mente aberta, a primeira coisa que precisa fazer é experimentar algo que seja completamente estranho para você. Claro, isso pode ser bem amplo, mas o desconhecido pode simplesmente significar algo tão simples quanto pegar um caminho diferente para ir ao trabalho, finalmente aceitar aquele convite para um café com seu vizinho ou assistir a um filme de um diretor desconhecido. Se você quer ser mais mente aberta, então precisa experimentar uma coisa desconhecida nova por semana — ou melhor ainda, por dia.
  • Você ainda não foi ao novo restaurante da cidade porque não sabe como é lá? Agora é a hora de conhecê-lo!
  • Você tem evitado entrar num curso novo de idiomas porque acha que é velho demais ou não tem tempo? Faça sua matrícula em uma escola!
  • Você tem medo de não saber o que fazer, e por isso não se matriculou ainda numa academia de ioga? Vá fazer uma aula de testes, e verá que não é tão assustador quanto pensa que é.
2. Não critique nada sem conhecer. Pessoas de mente fechada são conhecidas por formarem uma opinião negativa de coisas que eles nunca experimentaram. Elas podem odiar aquela pizzaria na cidade, sem nunca terem colocado um pé dentro dela, ou acharem que o movimento veganista é completamente idiota, mas nunca tentaram fazer parte. Então, da próxima vez que notar que está dando uma opinião negativa sobre algo, pergunte-se quais evidências você tem para basear suas ideias.
  • Se você não encontrar evidências que dão base à sua ideia, então você deve ir experimentar a coisa antes de dizer algo a respeito.
  • Se suas únicas evidências vêm de fontes tendenciosas, como seu blogueiro favorito ou melhor amigo que concorda com tudo o que você diz, então elas não contam realmente.

 3. Apenas diga “sim” ao invés de dizer “não”. Se você quer ser mais mente-aberta, tem que começar a dizer “sim” para coisas que normalmente diria “não”. Pode ser o convite de um amigo para fazer trilha, ou de um colega de trabalho para jogar futebol com ele no fim de semana, ou até mesmo uma garçonete oferecendo um drink novo. Pare de dizer “não” às coisas e passe a dizer que gostaria de experimentar. Você ficará surpreso sobre o quão rápido sua perspectiva irá mudar graças a isso.

  • Da próxima vez que você disser “não” a algo, pergunte-se qual o motivo por trás desse impulso: é o medo do desconhecido? Uma falta de vontade de sair da sua zona de conforto? O desejo de ficar em casa curtindo seu pijama, ao invés de sair e conhecer pessoas novas? Encare o que estiver sentindo e encontre um jeito de lutar contra isso.
4. Aprenda a examinar toda situação diferente de diferentes ângulos. É mais fácil falar do que fazer, claro. Digamos que você é um liberal de direita e defende a privatização das estatais. Claro, você pode pensar que essa é o seu jeito é o melhor e que você não precisa mudar isso, mas você deveria ler argumentos do outro lado, para ver o que as outras pessoas dizem. Você pode descobrir que eles têm boas ideias, e mesmo que não achar isso, isso fará com que você fortifique sua opinião, porque estará mais informado.
  • Leia sobre como outros países lidam com seus governos. O Brasil poderia aprender algumas coisinhas com a Suécia, e vice-versa. Ver como outras pessoas fazem as coisas pode dar a você uma noção melhor de qualquer situação, seja a luta contra o crime, a forma de lidar com adoções ou serviços de saúde mais eficientes.
  • Digamos que você seja um cristão devoto. Você já tentou ler sobre outras religiões, ou entender as razões por que algumas pessoas não acreditam na existência de Deus? Faça uma lista dessas razões e veja se isso faz com que seja mais fácil para você entender as diferentes perspectivas. Isso não significa que você deva mudar de ideia, mas isso o ajudará a ter uma visão mais aberta das coisas.
5. Pense em três coisas positivas para cada coisa negativa. Ser mente fechada não significa que você é necessariamente negativista, mas muitas pessoas assim tendem a olhar a maioria das coisas no mundo como negativas ou ameaçadoras, e geralmente continuam a fazer as coisas que conhecem. Então, da próxima vez que um pensamento negativo passar pela sua mente, ou mesmo escapar dos seus lábios, pese-o contra um pensamento positivo.
  • Você se sentirá bem. Digamos que você diga “Está congelando hoje. Este tempo é uma porcaria”. Você consegue pensar em algo positivo sobre um dia frio? Tente algo como “Mas não há nada melhor do que ficar debaixo das cobertas com uma pipoquinha com chocolate quente e ver um filminho legal neste friozinho”. Ou talvez “Frio me dá vontade de comer fondue. Adoro fondue”. Ser mais positivo irá ajudá-lo a experimentar coisas que você achava que odiava.
  • O mesmo vale para resmungos e reclamações. Se você notar que está reclamando sobre algo, imediatamente rebata com elogios ou excitação em relação àquela coisa.
  • Você pode encontrar pontos positivos em praticamente qualquer situação. Talvez você odeie as duas horas que passa no trem indo para o trabalho, mas você pode amar o tempo sozinho que você tem para ouvir suas músicas ou ler um livro.
6. Comece um hobby completamente novo. Esta é outra forma excelente de ajustar sua perspectiva e se tornar mais mente aberta. Tente fazer karatê, trilha, pintura, power ioga, fotografia ou qualquer outra atividade que nunca tenha tentado antes, sobre a qual não sabe muito e na qual não pensa ser particularmente bom. Matricule-se para fazer aulas. Você irá encontrar pessoas novas que também estão interessadas em aprender aquilo, e vai aprender a olhar o mundo de uma nova forma.
  • Quem sabe, seu novo hobby pode se tornar uma paixão. E se você descobrir realmente ter uma paixão por algo, sua visão de mundo irá melhorar. Amor pela fotografia, por exemplo, mudará sua forma de ver o mundo.
7. Mude sua rotina. Pessoas de mente fechada tendem a fazer as mesmas coisas todos os dias, porque elas estão convencidas de que não seriam felizes fazendo algo diferente, comendo algo diferente no café-da-manhã ou indo ao trabalho por outro caminho. Então, faça isso. Não como sempre pão com manteiga, experimente um pouco de cereal e uma salada de frutas. Ao invés de ir à academia depois do trabalho, experimente correr um pouco pela manhã. E não vá direto para casa depois do trabalho ou escola, dê uma volta com seus colegas ou amigos.
  • Você ficará surpreso com o quão rápido você vai passar a ver o mundo de uma forma diferente quando você sai do seu casulo.
  • Rotinas são uma boa forma de trazer ordem e estabilidade à sua vida, e não há nada de errado com elas. Mas se você quer ser mais mente aberta, mudar as coisas de vez em quando vai fazê-lo ver que há mais formas de viver sua vida.
  • Digamos que você planejou passar o fim de semana todo assistindo a uma maratona da sua série favorita. Se um amigo convidá-lo para ir à praia com a galera de última hora, se você realmente quer começar a mudar sua vida para melhor e ser mais aberto a novas experiências, é melhor você aprontar a sunga e dizer “sim”.

Com treino e determinação, com certeza vai ficar bem mais fácil receber o novo !!

Via Portal Wiki How

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *