Você sabia que desde que o homem passou a viver em sociedade, ele trabalha em equipe ?
Desde os tempos remotos, os seres humanos perceberam, ainda que de maneira bastante simplista, que vivendo em grupos poderiam garantir sua sobrevivência com maior taxa de sucesso. Então pequenos grupos começaram a ser formados, onde cada um era responsável por uma função dentro daquela pequena sociedade. Alguns caçavam, garantindo o alimento do grupo, alguns teciam, garantindo o aquecimento do corpo nos períodos de frio, outros fabricavam artigos para o uso do grupo, como armas de defesa, jarros e potes para reservar comida e água e assim por diante. Cada atividade, era fundamental para a sobrevivência do grupo todo, independente de seu tamanho.
E isso se estende até os dias atuais. Nas sociedades modernas, as atividades e relações se tornaram mais complexas claro, porém a importância do trabalho em equipe permanece a mesma, senão maior ainda. Dentro de todas as nossas relações, seja de trabalho, familiar, de amizade, cada de um de nós é parte de um processo que precisa de vários segmentos para ser completo.
Vamos pensar em algumas profissões:
- Médico Cirurgião: para realizar uma cirurgia, ele precisa de uma instituição/hospital com todo o equipamento de que precisa e alguém precisa prover isso a ele. Ele precisa de seus professores para ensiná-lo as técnicas que deverá usar e todo o conhecimento necessário a elas. Ele precisa de instrumentos cirúrgicos devidamente preparados para utilização. Ele precisa de um médico Anestesiologista para induzir o paciente ao estado anestésico que necessita ao ato cirúrgico. Precisa da equipe de enfermagem para providenciar sala, documentos, equipamentos, medicamentos. Ou seja, para cada um desses itens, existem pessoas trabalhando para que cada atividade aconteça. Sem todas essas coisas, a cirurgia não acontece.
- Escritor: ele pode até escrever seus livros solitariamente, porém precisa de material de pesquisa, de um revisor, algumas vezes de um redator chefe, e de uma editora que publique seus livros. Sem as pessoas responsáveis por cada atividade citada, não teríamos livros para ler.
- Chef de Cozinha: ela precisa de professores para ensinar a arte da culinária, de produtos para poder executar suas receitas, e com certeza de pessoas para degustar suas criações ( essa é a melhor parte !! ;). Sem tudo isso, não teríamos refeições maravilhosas para apreciar.
Viu, como cada profissão tem sua cadeia de processos e atividades para que o resultado final aconteça ?
E conosco não é diferente. Fazemos parte de uma equipe, e neste caso, não somente a equipe cirúrgica, mas a equipe toda envolvida para que a cirurgia aconteça. A Equipe de Enfermagem precisa agendar e preparar todo o ambiente cirúrgico e também cuidar da internação do paciente. Certamente, um paciente que chega ao ato cirúrgico já realizou exames prévios, onde outros profissionais trabalharam para o diagnóstico correto de sua patologia. O médico cirurgião e sua equipe fazem o papel de realização da cirurgia propriamente dita. O Circulante de Sala, garante que tudo o que for necessário seja providenciado no seu devido tempo, inclusive registros e documentos. Tudo o que está ao redor do ato cirúrgico faz parte da equipe em prol do paciente. O objetivo é comum: garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível durante a cirurgia e que a recuperação do paciente seja a mais rápida e saudável possível.
Porém, podemos ver na prática que mesmo o tema Trabalho em Equipe, já tendo sido exaustivamente tratado e relatado em estudos de caso e avaliações de resultado, algumas pessoas ainda não colocaram em prática os requisitos necessários para que o trabalho em equipe aconteça de fato. Isso se deve a vários motivos, mas o principal deles é a interpretação errônea que de uma pessoa “manda” na outra. E quem “manda” é mais importante que os demais. A origem da palavra Equipe vem do Francês ÉQUIPER, que significa “ajeitar, colocar em plena capacidade”. E colocar em plena capacidade é necessária a presença de um grupo, cada um com suas habilidades. Portanto, não há mais ou menos importantes. Hierarquia é uma necessidade para que se possa organizar as coisas, mas a questão do “mandar” não está inserido no contexto do Trabalho em Equipe. Uma palavra mais adequada é a “orientar”, pois presume-se que pessoas que estão mais acima na pirâmide hierárquica de qualquer instituição tem mais experiência para orientar as pessoas que tem menos experiência.
Sendo assim, vale a pena relembrar atitudes que você pode ter em todos os seus dias para favorecer o Trabalho em Equipe:
- Trabalhe sempre de maneira correta: desta forma, a pessoa que vai receber seu trabalho poderá executar o dela com maior qualidade;
- Melhore a comunicação: comunicação clara, precisa e na hora certa, favorece o ambiente de trabalho mais agradável e atrai a confiança das pessoas;
- Seja proativo: dentro do seu conhecimento, se você pode ajudar alguém, ajude. Essa ajuda será recebida como sinal de confiança e solidariedade com necessidade da pessoa. Isso faz com que a ajuda se torne uma rotina entre as pessoas;
- Seja gentil: gentileza gera gentileza. Ser gentil com as pessoas mostra que você está disposto a ter uma boa relação com elas, sem medos ou desconfianças. O resultado pode não ser tão imediato, mas em médio prazo ele acontece, pode apostar !!
- Valorize o seu trabalho e o trabalho dos outros: faça a sua parte com a maior qualidade que conseguir e valorize o trabalho da pessoas que estão à sua volta também. Isso gera motivação para que as pessoas trabalhem cada vez melhor;
- Haja com confiança e seja confiável: a confiança é a base de qualquer relacionamento bem sucedido. Ainda que seja um simples relacionamento de trabalho, a confiança possui alto valor de impacto nas pessoas.
- Respeite a autonomia de cada profissional: cada profissional tem sua área de conhecimento, e quanto mais conhecimento reunido melhor;
- Colabore com seu conhecimento e aprenda com o conhecimento dos demais: sempre temos algo a aprender, por mais que tenhamos estudado exaustivamente. Transmitir nosso conhecimento também nos ensina então aproveite para transmitir e receber conhecimento, pois você só tem a ganhar !!
Com essas atitudes você incentiva o trabalho em equipe na prática para todos que estão à sua volta. E a prática constante leva ao hábito, o que se torna ao longo do tempo muito positivo para todos os envolvidos. Trabalhar em equipe é muito mais produtivo e muito mais agradável !!
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” – Michael Jordan
“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” – Provérbio Africano