Inovação: Professora da USP adapta aula de anatomia para aluna sem visão

reg. 047-17 ICB III. Luciane Valéria Sita. Com materiais comprados na 25 de março e ajuda de alguns alunos e funcionários, a professora criou e adaptou peças que permitiram o aprendizado e envolvimento de uma aluna com deficiência visual nas aulas de Neuroanatomia Humana

Com materiais comprados na Rua 25 de Março e ajuda de alguns alunos e funcionários, a professora criou peças para as aulas de Neuroanatomia Humana – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em uma aula de anatomia, e ainda mais sobre o sistema nervoso, que é responsável por coordenar boa parte das atividades que acontecem no nosso corpo. Você tem acesso a slides, livros com muitas imagens, além de muitas vezes ter à disposição no laboratório peças reais para entender como funciona esse e os demais sistemas.

Uma aluna da USP, Vitória Maria Souza Costa perdeu a visão antes de completar dois anos de idade, devido a um tumor maligno na retina, e hoje com 18 anos, cursa Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina da USP. Perguntando quem já havia participado da aula de Neuroanatomia Humana, ficou preocupada, pois diziam que a matéria era muito difícil e que dependia de muita observação.

Mais já no primeiro dia de aula, no semestre passado, encontrou uma professora disposta a fazer seu aprendizado ser tão eficaz quanto dos outros alunos. ” Ela ampliou as lâminas, colocou numa placa e fez relevo nos contornos, com cola quente e tecidos. E ela foi adaptando outros materiais ao longo da disciplina, conta Vitória”.

A professora Luciane Valéria Sita, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, conta já ter dado aulas para um aluno com deficiência visual alguns anos atrás. ” Foram necessárias poucas adaptações, pois era uma deficiência parcial, mas isso já me despertou para uma necessidade futura”.

-Foto- Marcos Santos-USP Imagens-11

Imagens de livro de anatomia foram impressas e montadas em placas que receberam cola quente e tecidos de diversas texturas – Marcos Santos/USP Imagens

Essas placas, com relevos e contornos, foram feitos com materiais comprados na 25 de março e a professora gastou menos de 50 reais. Os colegas da turma também tiveram um papel importante. ” Eles apoiaram, abraçaram a ideia e também aproveitaram muito, porque é um método muito mais interessante de aprender”, diz.

Vitória conseguiu cursar com bom aproveitamento a disciplina de Neuroanatomia, e realizou a prova prática, além da prova teórica, assim como todos os alunos.

Luciane Valéria Sita, com materiais comprados na 25 de março e ajuda de alguns alunos e funcionários, a professora criou e adaptou peças que permitiram o aprendizado e envolvimento de uma aluna com deficiência visual nas aulas de Neuroanatomia Humana - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Luciane Valéria Sita criou e adaptou peças que permitiram o aprendizado e envolvimento de uma aluna com deficiência visual – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Segundo a estudante, a maior parte dos docentes aceitam suas sugestões e estão dispostos a pensar em meios para que ela possa cursar a Universidade sem problemas. “E do mesmo modo como isso é novo para eles, é novo para mim. Muitos perguntam: ‘o que você precisa?’ É difícil responder porque as necessidades vão aparecendo no dia a dia.”

Isto que é vontade de ensinar. Nenhum obstáculo é capaz de parar um professor de verdade !!!

 Instrumentadoras de Plantão

Via Portal: Jornal da USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *