A Escala de Glasgow é uma escala para definir o estado neurológico de pacientes que sofreram traumatismo crânio-encefálico. Esse método é universal e muito usado por profissionais da saúde logo após o trauma, e se avalia três parâmetros: a abertura ocular, o estímulo verbal e o estímulo motor.
Conhecer e saber utilizar a Escala de Glasgow é de fundamental importância para que se possa reconhecer o real estado do paciente e assim, aplica as melhores condutas para aquela condição.
Dependendo da resposta do paciente aos estímulos, o profissional atribui um valor a cada parâmetro. A soma dos três valores da o resultado final da Escala Glasgow. No resultado, o valor mais baixo é de 3 pontos e o valor mais alto é de 15 pontos.
O valor mais baixo, o paciente sofre danos crânio-encefálicos mais graves, e o valor mais alto, significa que o paciente corresponde muito bem aos estímulos.
Veja a tabela abaixo Escala de Glasgow:
Com a Escala Glasgow os médicos tem uma ideia exata do nível de consciência e do grau de reação do paciente e assim conseguem prosseguir com o tratamento mais adequado.
Adorei, muito legal. Gosto desse tipo de post.
Muito Obrigada!!! Que bom que gostou!