Com o objetivo de se conhecer os índices de infecções hospitalares, a CCIH ( Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) surgiu na década de 1970. A CCIH é um orgão que está sempre fazendo esse levantamento, ou seja é um orgão consultor.
Tem como principal responsabilidade, a implantação de medidas de biossegurança. O uso dessas medidas pressupõe que todos os profissionais podem ser potencialmente infectados, e os acidentes com pérfurocortantes é considerada uma urgência medica.
Desenvolve também, o controle de qualidade do atendimento nos setores do hospital, como a higienização das mãos, limpeza de ambiente, técnicas desenvolvidas, ou seja, realiza a avaliação de todos os fatores que possam oferecer risco de infecção hospitalar e ainda faz o acompanhamento das cirurgias após a alta dos pacientes.
Junto à CCIH temos outro órgão que é o SCIH ( Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), ou seja, o órgão executor das ações programadas de controle das infecções hospitalares. Deve ser composto por pelo menos um médico e um enfermeiro, tendo de preferência formação epidemiológica.
À SCIH compete planejar, executar e avaliar um programa de infecção hospitalar, realizar investigações de casos e surtos e assim conseguir instituir medidas de controle, bem como elaborar e divulgar relatórios.
Você conhece as ações de biossegurança de onde trabalha ? Lembre-se sempre de estar bem informado sobre essas ações e procure participar dos treinamentos sobre o assunto. Afinal, são assuntos importantes para a segurança de todos !!