Empatia: teoria ou prática ?

Hoje vamos falar e refletir sobre o tema EMPATIA.

Segundo o Dicionário Aurélio, temos o seguinte significado para a palavra Empatia:

“Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.”

Dentro do campo de estudo da Psicologia temos a seguinte reflexão:

“Filosoficamente, a empatia é considerada como união ou fusão com outros seres ou objetos ( Abbagnano, 1998;333 ); psicologicamente, pode ser considerada como uma experiência indireta de uma emoção próxima à vivida por outra pessoa ( Eisenberg & Miller, 1987 )”

Muito bem. Temos a definição do dicionário, da Psicologia, da Filosofia e provavelmente a maioria das pessoas já sabe que empatia, de maneira mais simplificada, é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa em determinada situação, hipoteticamente.

Muito já se falou e se escreveu sobre empatia, mas uma questão permanece: as pessoas são realmente capazes de praticar a empatia ?

Porque a teoria, a maioria sabe, mas a empatia tem seu lado teórico e seu lado prático. E ainda hoje, vemos que muitas pessoas não conhecem esse lado prático, ou simplesmente não tentam praticar, mesmo conhecendo a empatia teórica.

Dentro de nossa profissão e de todas as profissões na área da saúde, a capacidade de colocar em prática a empatia é fundamental para o benefício tanto do paciente quanto das pessoas que trabalham ao nosso redor.

Mas como praticar a empatia ? Essa deve ser a pergunta que as pessoas mais fazem a si mesmas. Então vamos tentar explicar.

Quando um paciente chega à sala de cirurgia, você consegue olhar para ele e na sua mente imaginar que naquela mesa poderia estar sua mãe, pai, marido ou filho ? E ao imaginar, você consegue ver na sua mente aquela pessoa querida ali deitada ?

Se sua resposta foi sim, então parabéns !!! Você consegue praticar a empatia !! E com certeza vai trabalhar melhor ainda para que a cirurgia seja um sucesso total !!

Mais uma: quando você vê uma ou mais pessoas na sala de espera do centro cirúrgico, você consegue imaginar que poderia ser você ali, esperando por notícias de um familiar seu ? E ao imaginar, você consegue ver em sua mente você ali, aflito, aguardando informações ?

Se sua resposta foi sim, então parabéns de novo !!!

Por outro lado, se sua resposta foi não, ou ainda, acabou de perceber que nunca fez esse exercício, então você precisa refletir bastante sobre o assunto. Mas fique tranquilo, nunca é tarde para começar !!!

E essas reflexões não ficam restritas aos pacientes e seus familiares. Temos também que imaginar nosso colega de trabalho que precisa de nosso compromisso e dedicação para que o trabalho dele possa ser feito com excelência. E vamos além: a empatia pode ser praticada em todos os momentos de nossas vidas.

Saber se colocar no lugar do outro, sentir uma emoção próxima àquela que o outro está vivenciando, pode nos ajudar a refletir sobre os eventuais julgamentos que costumamos fazer antecipadamente. E isso pode facilitar a convivência com todas as pessoas que nos cercam.

Que tal refletirmos sobre a empatia e fazer esse exercício diário ? Mas precisa ser de verdade, visualizando em sua mente você no lugar da outra pessoa, sentindo o que ela está sentindo !!

Quem aceita o desafio ?

 Instrumentadoras de Plantão

Referências:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *