RIC – REDE DO INSTRUMENTADOR CIENTIFICO Tel.: 92.3347-6991/99173-1193 / 98274-1481
RIC – REDE DO INSTRUMENTADOR CIENTÍFICO: QUEM SOMOS, NOSSOS VALORES E NOSSOS OBJETIVOS.
Por Ana Carolina Chacon.
Muito se debate, hoje em dia, sobre o perfil ideal de um Instrumentador Cirúrgico. Mais do que ser instrumentador cirúrgico, deve-se, além de conhecer os instrumentais e o material que será utilizado em uma cirurgia, saber a origem de cada ato operatório e de como será desenvolvido.
Científico. Adjetivo que significa “Aquilo que se aplica à ciência ou nela se adota, com rigor e objetividade”.
Portanto, a RIC – Rede do Instrumentador Científico traz este termo em seu nome com o objetivo de mostrar aos Instrumentadores Cirúrgicos todas as possibilidades de qualificação e de ampliar seus conhecimentos em relação à profissão. Mas apresentar os objetivos não é o suficiente. A RIC está disposta a mostrar o caminho do desenvolvimento profissional e intelectual a todos instrumentadores cirúrgicos que queiram ser o diferencial em sua equipe cirúrgica. E segura na mão de seus membros para facilitar este desenvolvimento.
É este o ponto de partida.
A RIC foi criada no ano de 2016, com seu lançamento no dia 30 de Maio em Manaus –AM, com um público de 100 pessoas. E, após este lançamento, iniciamos vários cursos, oficinas e treinamentos práticos para os profissionais da Instrumentação Cirúrgica. Nossa ideia é incentivar o IC a utilizar a pesquisa científica. Este tem sido um dos objetivos da RIC, paralelo à consolidação da classe profissional através de uma relação que envolve treinamentos para a atualização de técnicas em cirurgias. Com isto, é inevitável a expansão de uma educação inovadora no ramo da Instrumentação Cirúrgica, o que fortalece e consolida a profissão.
Para que isto ocorra, a RIC vem realizando eventos inovadores e que proporcionam a relação entre os profissionais, mostrando a necessidade da troca de experiências e de debates sobre os rumos da profissão. Posso destacar o I Encontro Regional de Instrumentação Cirúrgica, ocorrido em Manaus e que contou com a participação de médicos, enfermeiros e instrumentadores como palestrantes e um público muito interessado em mudar o rumo desta profissão. Em março de 2017 realizamos o II Encontro, em Belém, com 140 participantes, onde estavam Instrumentadores do Brasil todo discutindo de forma ética como ser um Instrumentador Científico diferenciado. Em Belém, os representantes da RIC em seus Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e Manaus) puderam desenvolver uma ideia que foi se ajustando com a realidade de cada região, sendo lançado no “Café com Pinça” de cada cidade citada, o CNIC – Cadastro Nacional dos Instrumentadores Cirúrgicos, com a proposta de documentar como se encontra a Instrumentação Cirúrgica no Brasil e com o objetivo de facilitar a apresentação do Instrumentador, oferecendo uma identidade profissional, com cadastro único para todo o País, disponibilizando através de um banco de dados todas as informações dos profissionais, dificultando o exercício da profissão por pessoas não qualificadas, e assim poder mensurar e traçar novas condutas e objetivos para nossa profissão.
Não poderia deixar de falar do nosso III Encontro que já está sendo preparado com muito carinho e dedicação por todos os representantes da RIC e, principalmente, por nossa representante, Raquel Nascimento. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de julho de 2017 no Rio de Janeiro e também contará com médicos, enfermeiros, instrumentadores e representantes como palestrantes convidados. Ainda, vale ressaltar diversos cursos e oficinas que estão acontecendo em vários estados do Brasil.
Isto só foi possível depois que Instrumentadores de diversas partes do País abraçaram a ideia e passaram a representar a RIC em seus Estados. Sou grata por acreditarem e confiarem na RIC. Costumo dizer que Deus coloca as pessoas certas em nosso caminho quando ele nos acha prontos e capazes para realizar algo que vai mudar a vida de várias pessoas e que, sem dúvida, será um marco na sociedade brasileira, pois precisamos de pessoas sábias, éticas que possam representar uma nova classe de Instrumentadores Cirúrgicos, obtendo assim o reconhecimento que nossa classe merece.
É de fundamental importância que possamos conhecer a realidade de cada instrumentador em sua região, visando a situação atual destes profissionais para poder contribuir para a evolução de cada um deles.
Este fato nos leva à necessidade da regulamentação da profissão do IC, luta de muitos anos e que serve como mais um objetivo que move a RIC a tornar nossa classe cada vez mais científica.
Gerar, aplicar e divulgar o conhecimento científico. Esta é a tríplice aliança que fortalece os laços dos IC de todo o Brasil e resultará, sem dúvidas, no reconhecimento justo de nossa profissão.
Portanto faz-se necessário que consigamos mover todos IC por uma única causa: a busca pelo respeito e reconhecimento de nossa profissão.
Manaus, 27 de Junho de 2017.
Ola,
Sou Claudia do Chile, formada em Instrumentação Cirurgica. Estou morando agora em São Paulo. Gostaria saber si voces poderiam me ajudar com mais informação de como eu posso validar meu titulo aqui em Brasil e quais são os requisitos pra començar a trabalhar.
Muito obrigada.
Olá Claudia !!! Tudo bem ? Respondemos ao seu questionamento na mensagem que nos enviou através de nossa página no Facebook. Se ficou alguma dúvida fique à vontade para nos contatar novamente !! 🙂
Existe alguma Escola nesta area em Manaus-Amazonas?
Grata,
Olá Rosana !! Bem-vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão !! Existe sim, existe a Arcos Saúde, que é referência na sua região. Segue o link da página do facebook da Arcos Saúde para que possa entrar em contato: https://www.facebook.com/Arcossaudeassessoria/
Um grande abraço !!!