Café com Pinça São Paulo 2017 – Dia do Instrumentador Cirúrgico

E sábado, dia 06 de maio de 2017 foi dia de muita comemoração e acima de tudo aprendizado !!

A primeira edição do Café com Pinça São Paulo – 2017 foi realizada no Auditório do Hospital São Luiz ( Unidade Morumbi ) e foi um sucesso !!

Com tema “Robótica: um olhar para o futuro”, o evento contou com a apresentação da cirurgia robótica e também outras novidades que vamos contar agora.

O evento foi aberto pela Enfermeira Jessica Piro Barragam Cordeiro, que é Supervisora do Bloco Cirúrgico e deu as boas-vindas aos presentes e explicou a agenda do dia. A robótica está presente no Hospital São Luiz Unidade Morumbi há 1 ano e com muito sucesso. Destacou ainda que a boa interface entre os profissionais da Enfermagem e da Instrumentação Cirúrgica tem colaborado muito para o bom desenvolvimento dos processos em robótica no hospital.

Logo após, a Instrumentadora Cirúrgica e realizadora do evento, Gisele Reixach, iniciou o ciclo de palestras abordando a robótica como uma mudança na tecnologia cirúrgica, e comparou com outras tecnologias que já surgiram no passado. A robótica, assim como outras, vai se desenvolvendo ao longo do tempo, e todos os Instrumentadores serão capazes de se adaptar a estas mudanças. Instrumentadores de todo o país têm mostrado certa preocupação com essa nova tecnologia, porém a palestrante deixou claro que todos podem se adaptar e aprender. Claro, requer esforço, estudo e atualização, e assim todos conseguirão aprender e trabalhar com excelência com a nova tecnologia.

O conhecimento das bases de videolaparoscopia é fundamental para a boa adaptação à robótica, e o Instrumentador precisa também ser muito organizado. Mas estes dois pontos já basicamente fazem parte do cotidiano de todo bom Instrumentador então não é obstáculo para o aprendizado e atuação na robótica. As pinças para o robô são poucas, portanto nós que já aprendemos tantos nomes diferentes, fica bem fácil aprender na robótica.

Gisele destacou que as pinças do robô são muito sensíveis, requerem cuidado e nunca podem ser derrubadas. Mas esses já são cuidados que o Instrumentador cirúrgico tem certo ? 😉

E ainda precisa chegar cedo para preparação do robô. Outra coisa que já faz parte da rotina do Instrumentador Cirúrgico. Encapar os braços do robô, é de responsabilidade da equipe de Enfermagem, então neste momento o Instrumentador não participa desta atividade e o console é de uso exclusivo do cirurgião.

Mas sempre surge a questão: por quê o campo de trabalho na robótica é tão restrito ? E a resposta é bem simples: porque o uso da robótica depende do cirurgião utilizar a tecnologia. Se o Instrumentador Cirúrgico faz parte de uma equipe onde o cirurgião não adota a tecnologia robótica, o Instrumentador não vai atuar com a tecnologia. O Instrumentador Cirúrgico depende diretamente das técnicas e tecnologias utilizadas pelo cirurgião, então a visão sobre o assunto pode ser diferente do que é de costume.

Já se o cirurgião adota a tecnologia robótica, certamente ele vai ensinar o Instrumentador de sua equipe e encaminhá-lo para treinamentos específicos. Mas isso é uma evolução que será alcançada com o tempo, pois toda nova tecnologia leva tempo para ser aceita e implantada plenamente.

Um ponto de destaque para este assunto é que o Instrumentador Cirúrgico precisa ter a competência de trabalhar em equipe, pois a equipe da cirurgia robótica é grande e a integração entre os profissionais é fator determinante para o sucesso do ato cirúrgico. Claro que essa competência é fundamental em qualquer tipo de equipe, porém há um destaque para este tipo de equipe.

Logo após, a Enfermeira Sheila Nascimento Pimentel, Coordenadora do Programa Robótica do Hospital iniciou sua fala com informações gerais sobre a Cirurgia Robótica. O custo deste tipo de cirurgia no Brasil ainda é bastante alto, porém em outros países já se tornou mais acessível.

Em São Paulo são 15 robôs em atividade, e foi explicado como deve ser a organização da equipe e áreas envolvidas para que a cirurgia com uso da tecnologia robótica aconteça. Muito interessante !!

O profissional da Enfermagem, neste processo tem a missão de prestar toda a assistência ao paciente e à equipe cirúrgica pois o processo é de fato mais complexo. Explicou ainda como preparar o robô antes da cirurgia, com testes preventivos que garantem um ato cirúrgico tranquilo e assertivo.

O material envolvido neste tipo de tecnologia tem um custo ainda muito elevado, como citado e todos os cuidados precisam ser tomados tanto no Centro Cirúrgico como na CME, pois lá é que será feita toda a limpeza devida do material. Então o treinamento é necessário também na CME.

Em relação à ótica, quem faz a calibração é a equipe de Enfermagem. Em relação à montagem da mesa do Instrumentador cirúrgico, não há um padrão estabelecido, porém vale o bom senso e a segurança para que todos permaneçam sem riscos de queda da mesa.

Existe ainda o conceito de vida das pinças. Cada vez que a pinça é utilizada no robô, uma vida é utilizada e após o uso de todas as vidas, a pinça precisa ser substituída. A cada uso, a equipe de Enfermagem registra na própria pinça e no software do robô a vida que foi utilizada, assim o duplo controle garante o uso pelo tempo correto das pinças.

O posicionamento do paciente é um ponto de atenção permanente da equipe. O posicionamento em si não é complicado porém a equipe precisa estar muito bem treinada para bem posicionar pois o perfeito acoplamento do robô depende disso também. Posições equivocadas certamente vão causar danos ao paciente.

A Enfermeira Patrícia Cristina Rodrigues de Oliveira, proporcionou a todos o conhecimento das pinças, fornecendo pinças de treinamento para que todos pudessem ter contato real. Explicou os equipamentos utilizados, as pinças e como estas devem ser tratadas de acordo com a sensibilidade e especificidade dos materiais. Também explicou como deve ser o tratamento na CME pois este deve ser muito específico e assertivo para manutenção da vida útil das pinças. A limpeza possui um processo muito específico e a limpeza necessita de um processo de inspeção detalhado e cuidadoso.

Tivemos a presença do Dr. Miguel Duarte que presenteou a todos com vídeos de cirurgias realizadas com a tecnologia da cirurgia robótica. De fato é impressionante a resolução das imagens fornecidas pela ótima e a estabilidade da ótica durante o ato cirúrgico, favorecendo a visualização e a diminuição do tempo cirúrgico.  Destacou ainda a atuação do Instrumentador Cirúrgico na colocação correta e completa das pinças e também a atuação de toda a equipe no acoplamento do robô. Sensacional !!

Logo após, a Enfermeira Rosimeire de Souza Galdino efetuou uma fala sobre um assunto que sempre preocupa a todos. O esquecimento inadvertido de agulhas e compressas na cavidade. As compressas e as agulhas podem ficar retidas na cavidade inadvertidamente e por este motivo, a contagem de ambos os materiais é imprescindível com atenção redobrada. O risco existe e é real e a contagem é necessária durante a cirurgia também, pois o resgate neste caso é mais complexo.

Na sequência a Instrumentadora Cirúrgica Francine Bortoleto, com o auxílio da Técnica de Enfermagem Patrícia Paula Neves Fernandes, que atuam na cirurgia robótica, efetuaram a montagem de uma mesa para uma cirurgia robótica. Nada como ver na prática !! A montagem foi bastante rápida e elas nos demonstraram que é simples, basta estudar como fazer e realizar !! Elas também nos mostraram os materiais reais de uma cirurgia, inclusive as pinças e nos explicou como trabalhar com elas com todo o cuidado e zelo necessário.

Tivemos também a apresentação da RIC – Rede do Instrumentador Científico, idealizada e realizada pela muito simpática Ana Carolina Chacon, de Manaus – AM.

Carol iniciou a RIC e tem expandido suas atividades com sucesso em todo o Brasil. Certamente terá apoio de pessoas dispostas a fazer com que a RIC cresça ainda mais no nosso país !!

E com um café da manhã delicioso, pudemos nos conhecer melhor, conversar, trocar ideias e conhecer pessoas novas. Tudo muito organizado e um clima muito agradável de comemoração e valorização da profissão de Instrumentador Cirúrgico.

Instrumentadoras de Plantão, estavam presentes ( claro !! ) para acompanhar o evento e trazer tudo de interessante para nossos leitores.

Tivemos o prazer de sortear alguns brindes como forma de homenagear os Instrumentadores Cirúrgicos que tanto se dedicam ao sucesso da profissão e ao bem-estar dos pacientes. Foi muito agradável para nós e com certeza no próximo ano estaremos lá de novo !!

E para terminar, tivemos o lançamento de uma ação muito especial, mas que vamos contar no próximo post !! Curiosos ? Acompanhem o Blog que vamos contar tudo !!

 

Da esquerda para a direita: Coordenadora Denise, Flavia Mazzola, Fernanda Volpe, Ana CArolina Chacon, Gisele Reixach e Deborah Cabral.

 

Brindes sorteados pelas Instrumentadoras de Plantão

 

Até o próximo ano !!!

 Instrumentadoras de Plantão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *