Ser ou não ser ? Eis a questão ! Instrumentador ou não ?

Dia do Instrumentador Cirúrgico chegando !!! Semana de comemorações e valorização da profissão. Fantásticos os posts no Facebook outras redes sociais.

Mas também é o momento perfeito para a reflexão. Ser Instrumentador Cirúrgico ou não ?

Momento para refletir as responsabilidades que pesam sobre essa profissão tão encantadora e que exige tanto de nós. Momento de avaliar se essa é a melhor opção de carreira ou não. Se é a sua paixão verdadeira ou não.

Ser Instrumentador Cirúrgico é se entregar ao cuidado dos outros, muitas vezes até antes de nós mesmos. Aproveitando a reflexão do Professor Clóvis de Barros “A vida que vale a pena ser vivida”, cada instante que nos dedicamos ao próximo, nós gostaríamos que esse instante se prolongasse ?

Se entregar a esta profissão, por vezes significa abrir mão de outras coisas. E então: essa é a vida que vale a pena ser vivida para você ?

Por vezes, estamos em uma profissão que iniciamos não por amor, mas por alguma oportunidade ou mesmo necessidade. Devo continuar ? Claro, todos precisam trabalhar mas o ideal é refletirmos se estamos no melhor lugar que podemos estar. Se a resposta for “sim”, parabéns, você é um privilegiado ! Se a resposta for “não”, pare, pense, reavalie. Com certeza existe o melhor lugar que você pode estar, você só precisa dar o primeiro passo !

Aos estudantes de Instrumentação Cirúrgica, o tempo de curso é fundamental para efetuar essa reflexão. Devo de fato me dedicar ao aprendizado desta profissão ? É o melhor lugar em que posso estar ? Tenho o perfil necessário para me tornar um excelente Instrumentador Cirúrgico ?

O Instrumentador Cirúrgico nunca pode parar de estudar. O estudo é permanente e constante, pois a tecnologia avança a passos largos. Então, sempre haverá algo que ainda não conhecemos, estudos que foram publicados e não lemos ainda, novas normas e regras e muito mais. Assim, o estudo, é indispensável ao excelente Instrumentador então o profissional precisa ter a disposição para se dedicar à atualização em parte do seu tempo. Não sobra muito tempo ? É, as vezes não sobra mesmo. Mas a determinação faz com que sejamos capazes de administrar esse tempo ao ponto de conseguirmos realizar tudo o que realmente valorizamos.

Pessoas contam com você. Você faz parte de uma equipe. Ou várias, às vezes. E você está disposto a atender as necessidades desta equipe ?

E o mais importante de todos. O paciente conta com você ! E você está disposto a retribuir essa expectativa ?

Mais perguntas que respostas, sabemos disso. Estas perguntas só podem ser respondidas individualmente, com muita reflexão e avaliação da condição de cada um.

Nós respondemos as nossas questões interiores. Vamos todos refletir para responder também ? Esse é o convite das Instrumentadoras de Plantão para a semana do Instrumentador Cirúrgico !

 

 Instrumentadoras de Plantão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *