Resenha: 1º Fórum Hospitalar 3M – Ciência Aplicada à Vida – Sala Centro Cirúrgico

 

Sala Centro Cirúrgico – 24/04/2017

 

No dia 24/04/2017, estivemos presentes no primeiro dia do 1º Fórum 3M Hospitalar, evento educacional, que proporcionou conhecimento sobre temas como: Ciência aplicada à vida, Esterilização de Materiais, Prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico, Equipamentos de Esterilização, Criação de Processos assertivos e Indicadores de Desempenho e muito mais !! Neste post, vamos apresentar um resumo de todas as palestras que aconteceram neste dia da Sala Centro Cirúrgico.

 

Mario Sergio Cortella Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella é Filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós Graduação em Educação . Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991/1992).

Atualmente, é apresentador dos programas de TV “Diálogos Impertinentes” e “Modernidade”, transmitidos pela NetTV.

Com uma incrível versatilidade, ministra palestras por todo o país, além de escrever regularmente artigos para os principais jornais de São Paulo e participar como âncora, debatedor e comentarista de diversos programas de televisão e rádio.

Conferência de Abertura: Professor Mario Sergio Cortella

Tema: “Reflexões sobre a importância da ciência para a manutenção da vida”

A conferência de abertura, foi um momento muito interessante e importante para refletirmos sobre a vida e a importância e preocupação que existe com ela por parte do ser humano. Citando a música “Trem das 11” de Adoniran Barbosa, ele citou a frase “…minha mãe não dorme enquanto eu não chegar…” o que nos remete à preocupação que as mães tem com seus filhos e todos nós temos com nossos entes queridos, sendo familiares ou amigos. Desta maneira, a preocupação com a vida e com o bem estar daqueles que amamos, está presente em todos os nossos dias, e a ciência tem seu valor baseado justamente nessa preocupação. Na preocupação em melhorar a vida das pessoas. Segundo o Professor, o desenvolvimento científico, deve ir além dos negócios e ganhos financeiros: o desenvolvimento científico deve ser apoiado na preocupação com o ser humano e na vontade de melhorar a vida das pessoas. ” A fragilidade do ser humano é inevitável, mas o cuidado é opcional.” Com esta citação o Professor explicou que, ainda que as empresas sejam negócios, ou seja, necessitam obter lucros financeiros para continuar existindo, esse negócio deve ser movido pela preocupação e pela vontade de cuidar e não apenas pelos objetivos de lucro financeiro. Destaca ainda que a inovação tem sua existência garantida na dúvida, pois a dúvida é a responsável por mover a curiosidade das pessoas em saber mais. Em saber o que não sabem até aquele momento. Portanto, a dúvida tem um caráter altamente positivo para a humanidade e deve ser encarada com naturalidade para que a inovação possa ter seu espaço. A dúvida e a curiosidade movem as pessoas à criatividade e é essa criatividade que possibilita o desenvolvimento de novos produtos, processos e técnicas à favor da humanidade. A palestra foi muito interessante e nos fez refletir sobre questões básicas como: por quê ter vergonha em se ter dúvidas ? Se as dúvidas é que movem as coisas para a frente ? Para quê serve a Ciência, senão para melhorar a vida das pessoas ? Como focar o meu trabalho em resultados que melhorem a vida das pessoas ? Que ajudem as pessoas ? Fantástica reflexão e deixamos essas questões para que vocês também tenham a oportunidade de pensar sobre esses assuntos.

 

Palestrante 12  Calin Stefan Moucha, MD

Medico ortopedista.
Departamento de Ortopedia do Hospital Mount Sinai Medical Center, New York-USA.
Professor -Mount Sinai School of Medicine-NY-USA.
Professor –University of Medicine & Dentistry of New Jersey-New Jersey Medical School.

Calin Stefan Moucha, MD

Tema: “Mitos e Verdades sobre a Interação do Iodo e CHG no Preparo de Pele”

Dr. Calin explorou bastante o tema Infecções de Sítio Cirúrgico, explicando em detalhes o uso de produtos para o preparo da pele do paciente para o ato cirúrgico. Ele apresentou estudos de compatibilidade entre produtos que já conhecemos como o PVPI e o Clorexidina e apresentou estatísticas sobre as Infecções de Sítio Cirúrgico nos Estados Unidos, assunto que está sendo trabalhado exaustivamente naquele país. As bactérias Gram negativas têm se tornado mais frequentes no sítio cirúrgico, por essa razão o uso do Clorexidina tem sido intensificado pois este não tem seu efeito anulado em presença de matéria orgânica e é mais efetivo na presença de bactérias Gram negativas. Explicou o uso correto do Campo Incisional, que é uma película aplicada no local da incisão a fim de selar os poros da pele para que bactérias próprias do ambiente da pele não migrem para a área da incisão. O Campo Incisional pode ou não conter substância anti séptica, mas seu maior benefício ainda está em selar os poros da pele nas áreas próximas à incisão. Segundo estudo realizado nos Estados Unidos, 60% das Infecções em Sítio Cirúrgico são evitáveis, então vamos tomar muito cuidado no preparo do Sítio Cirúrgico, pois o preparo adequado garante a melhor e mais rápida recuperação do paciente.

 

Palestrante 4  Dr. Luís Fernando Waib, MS

Médico Infectologista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Prestador de Serviços da Irmandade de Misericórdia de Campinas.
Médico da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência e da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira.
Membro de corpo editorial da Journal of Infection Control e Membro de corpo editorial da Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção.
Graduado em Medicina pela Unicamp, Mestre em Clínica Médica pela Unicamp, Aperfeiçoamento em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar pelo Instituto Hoyler.

Dr. Luís Fernando Waib, MS

Tema: “Atualizações em Prevenção das Infecções de Sítio Cirúrgico e Guideline da OMS 2016: Algo novo?”

Dr. Luís Fernando atualizou a todos sobre as prevenções das infecções em sítio cirúrgico, destacando várias medidas que podem reduzir os riscos de infecção. Também discorreu sobre o Guideline da OMS 2016 que lista 29 recomendações concretas para prevenir infecções e estas recomendações vieram de 20 profissionais mundialmente renomados no assunto. As questões foram estruturadas no formato PICO, que significa: População, Intervenção, Comparação e Outcome ( que em Português significa “desfecho” ). Esse desfecho é a infecção do sítio cirúrgico então o estudo foi feito comparando os 3 primeiro requisitos para verificar qual foi o desfecho de cada caso, infecção ou não infecção. A leitura do Guideline da OMS se torna muito importante para que possamos realizar as melhores práticas dentro do Centro Cirúrgico, sendo benéfico tanto para o paciente quanto para os profissionais que atuam. Destacou ainda que o selante de cianoacrilato impede a migração de bactérias naturais da pele para o sítio cirúrgico e recomenda a utilização do mesmo sempre que possível.

 

 Florentino Mendes, MD, MS

Prof. Adj. Doutor de Anestesiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre –UFCSPA.
Responsável pela residência médica de anestesiologia da UFCSPA/Sta Casa de Porto Alegre.
Mestre em Farmacologia pela FFFCMPA.

Florentino Mendes, MD, MS

Tema: “A Importância da Monitorização e Registro da Temperatura Central no Perioperatório”

Dr. Florentino, anestesiologista, enfatizou a importância da monitorização e registro da temperatura central do paciente no perioperatório, pois entrevistas com pacientes mostraram que muitos deles, apesar de anestesiados, têm lembranças de sentir muito frio no ato cirúrgico. É uma informação muito curiosa esta, porém verdade. Os protocolos de monitorização atuais não estão de acordo com o que acontece na prática, e outros estudos mostraram também que a manutenção da normotermia é um fator muito importante na prevenção de infecções de sítio cirúrgico. Como citou o Dr. Florentino, ” a preocupação com a normotermia parecer ser ‘coisa de anestesiologista'” quando na verdade deveria ser uma preocupação de toda a equipe cirúrgica pois a temperatura do paciente, principalmente os pacientes que atingem a hipotermia, atingem diretamente os níveis de infecção de sítio cirúrgico. Esse se mostrou um assunto muito importante de estudo não só para os anestesiologistas mas para toda a equipe cirúrgica e de enfermagem também.

Palestrante 11  Enis Donizetti Silva, MD

Médico Anestesiologista, Diretor do Dept. Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).
Coordenador da Residência Médica em Anestesia e do Serviço de Anestesia da Sociedade de Senhoras Hospital Sírio Libanês.
Membro do Comitê Gestor do Centro Cirúrgico e membro da Comissão do Centro Cirúrgico do HSL TSA / SBA da Sociedade de Senhoras Hospital Sírio Libanês.
Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP em 2014-2015.

Enis Donizetti Silva, MD

Tema: “Consenso Brasileiro de Prevenção da Hipotermia Perioperatória Não Intencional”

Dr. Enis Donizetti, também anestesiologista, enfatizou em sua fala sobre a normotermia como forma de diminuição de riscos ao paciente cirúrgico. Comentou sobre o consenso que já existe sobre esse assunto em países da Europa e da América do Norte, e que neste ponto, o Brasil ainda não avançou para acompanhar as pesquisas que já foram realizadas. Aqui ainda se discute se a normotermia é de fato fonte de riscos ao paciente cirúrgico. Mostrou em sua palestra o Perioperative Surgical Home, modelo de equipe de cuidados tendo o paciente como centro de toda a fundamentação de trabalho do grupo. O grupo foi criado pelos líderes da American Society of Anesthesiologists, e também explicou  o funcionamento do Comprehensive Surgical Checklist como facilitador de garantia dos processos relativos à segurança do paciente. Apresentou estudos sobre segurança dos pacientes em relação ao aquecimento prévio ao ato cirúrgico como mecanismo de prevenção à infecções do sítio cirúrgico. Vale muito a pena a leitura das duas referências citadas pelo Dr. Enis, pois é uma fonte de conhecimento excelente.

 

Enfermeira Vera Lúcia Borrasca – Gestora de Risco do Hospital Sírio Líbanês ( foto não disponível )

Tema: “A Importância dos Protocolos e Indicadores na Prevenção das Infecções de Sítio Cirúrgico”

A Enfermeira Vera Lúcia, Gestora de Riscos do Hospital Sírio Libanês, descreveu as melhores práticas na gestão de risco para prevenção das infecções de sítio cirúrgico. Como em todos os processos existem pessoas envolvidas e o ser humano é passível de errar, a criação de protocolos se faz imperativo para minimizar as infecções de centro cirúrgico. Mas a criação dos protocolos não se faz bastante para que isso aconteça. Além da criação de protocolos, com a participação de quem participa efetivamente do cotidiano, é necessário também o monitoramento da assertividade e eficácia destes protocolos. Isto se concretiza no monitoramento através de Indicadores de Desempenho, para que se possa avaliar se o processo é o melhor que pode ser realizado ou se ainda é possível implementar melhoras no processo que já foi implantado. Vera Lúcia destacou ainda que os processos precisam ser o mais simplificados possível para que possam ser efetivamente cumpridos, pois processos muito complicados tendem a ser deixados de lado. Muito interessante suas explicações sobre o gerenciamento destes protocolos e a melhoria que o Hospital Sírio Libanês conseguiu na diminuição de infecções de sítio cirúrgico após a implantação deste sistema de trabalho.

E assim, o primeiro dia do fórum foi finalizado, na Sala Centro Cirúrgico, com muitas novidades e temas para reflexão.

Organização fantástica por parte da 3M, pontualidade, local do evento ( Hotel Grand Hyatt ), disponibilidade de recursos, pessoas e materiais impecável !!

Classificação do primeiro dia do evento:

                        Excelente

 

 Instrumentadoras de Plantão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *