Os EPI’s são equipamentos utilizados para a proteção contra os riscos de acidentes de trabalho.
O seu fornecimento é de responsabilidade do empregador e o trabalhador deve zelar pela sua conservação,pois o uso é obrigatório.
São alguns exemplos de EPI’s:
LUVAS: são barreiras de proteção, previne ou reduz o risco de contaminação ou transmissão de microorganismos.
ÓCULOS DE SEGURANÇA: protegem os olhos conta gotas de sangue, fluídos corpóreos e secreções.
MÁSCARAS: protege a face de infecções por inalação de gotículas transmitidas e pela projeção de sangue e secreções que possam vir a atingir as vias respiratórias.
TOUCAS E GORROS: o cabelo e as orelhas deverão sempre estar cobertas pelo gorro, para evitar a contaminação, impedindo o profissional de levar essa contaminação para outros lugares e também para evitar a queda de cabelo em campo e material cirúrgico.
SAPATOS PRIVATIVOS E PROPÉS: utilizados para conter os microorganismos carregados nas solas dos sapatos comuns. Este equipamento deve ser fechado e impermeável.
AVENTAIS E JALECOS: deve sempre estar fechado. Os jalecos servem para a circulação em outras áreas do hospital sem ser o Centro Cirúrgico. Mas não deve se utilizar em áreas públicas: bancos,lanchonetes,shoppings, etc…
Os aventais são longos e com manga comprida e punho. É esterilizado. Deverá ser utilizado em: cirurgias, partos, passagem de cateter, etc….
O profissional da saúde deverá também ficar atento à sua especialidade para que ele possa procurar o material mais adequado à sua proteção.
Lembrando o quanto é importante o uso desses equipamentos para a proteção da saúde do trabalhador e também para que o mesmo possa exercer suas funções por muito tempo e com segurança, devendo conhecer os riscos a que estão expostos.
Fazendo uso desses equipamentos ele terá mais segurança pra si próprio e para o paciente também.
Instrumentadoras de Plantão