“Preciso ter o Curso de Enfermagem para ser Instrumentador Cirúrgico ?”
Essa provavelmente é a pergunta mais frequente que as pessoas se fazem quando estão buscando informações sobre a profissão de Instrumentador Cirúrgico. Existem muitas informações na Internet, e por não ser ainda uma profissão regulamentada ( falaremos disso em outro post ), muitas vezes as pessoas permanecem na dúvida mesmo depois de ler vários sites.
Então vamos responder e esclarecer esse assunto para facilitar na hora de tomar uma decisão.
A resposta é não. Você não precisa ter curso na área de Enfermagem ( Técnico ou Graduação ) para estudar e se tornar um profissional da Instrumentação Cirúrgica. Vamos entender melhor isso.
Por não ser uma profissão regulamentada, não existe um conselho federal da classe, como existe para profissões regulamentadas, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina ( CFM ), ou o COFEN – Conselho Federal de Enfermagem. Desta forma, temos que entender o que existe sobre assunto por partes.
O COFEN – Conselho Federal de Enfermagem, determina em sua Resolução 214 de 1998, artigo 1º, que:
“A Instrumentação Cirúrgica é uma atividade de Enfermagem, não sendo entretanto, ato privativo da mesma.”
Ou seja, a Instrumentação Cirúrgica faz parte da lista de possíveis atividades da área da Enfermagem, porém não é exclusivo destes profissionais. Portanto, pessoas de outras áreas também podem exercer a profissão, claro, desde que qualificada para tal.
Já o Decreto nº 94.406 de 1987 estabelece em seu artigo 11, parágrafo III, inciso “j”, que:
“O Auxiliar de Enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe:
j) circular em sala de cirurgia e, se necessário, instrumentar.”
Aqui trata especificamente do Auxiliar de Enfermagem, cargo esse que já não se tem em quantidade tanto quanto no passado, pode instrumentar, se necessário. Hoje o auxiliar está sendo substituído pelo técnico, essa é a denominação mais nova.
Mesmo assim, o profissional da área da Enfermagem, para exercer a profissão de Instrumentador Cirúrgico, precisa de um curso específico para se tornar habilitado a instrumentar. Ser da área da Enfermagem não garante o desempenho na profissão de Instrumentador Cirúrgico.
Até aqui, legislação explicada. Agora vamos à prática.
Muitas pessoas se perguntam: mas quando eu vejo vagas de instrumentador em hospitais, é exigido o curso na área de Enfermagem e Registro no COREN ( Conselho Regional de Enfermagem ) ativo. Sim, realmente isso acontece, porém vamos deixar claro que isso é uma exigência daquela instituição em particular, e não uma determinação geral por força de legislação. Aquela determinada instituição necessita da qualificação na área de Enfermagem como requisitos para a vaga que está sendo oferecida. Ou seja, isso varia de instituição para instituição, pois cada uma tem suas estruturas de cargos e requisitos para os mesmos.
Outra coisa que acontece com frequência é o estudante de Instrumentação Cirúrgica se interessar pelas disciplinas de Enfermagem e decidir por fazer um curso depois da conclusão do curso de Instrumentação. Isso é uma opção pessoal, existem aqueles que se interessam e seguem para fazer o curso, seja técnico ou graduação, e aqueles que já entendem que os conhecimentos obtidos no curso de Instrumentação são suficientes para a carreira que pretendem construir. Não existe melhor nem pior, existem escolhas e cada pessoa vai decidir conforme sua pretensão e visão de futuro.
O que precisa ficar claro aqui é que, o Instrumentador Cirúrgico é um profissional único.Ele reúne conhecimentos de Instrumentais, medicina, enfermagem, bioética, psicologia, tecnologia, centro cirúrgico e outros mais.
Assim como cada profissão reúne conhecimentos pertinentes à sua área. Por exemplo, a pessoa que estuda Administração, reúne conhecimentos de matemática, recursos humanos, marketing, filosofia, ética e outros. E assim por diante em cada profissão que existe em todas as área do conhecimento humano.
O Instrumentador Cirúrgico é único. Único e valioso !!!
Não sei porque tanto problema na regulamentação da Instrumentação Cirúrgica..eu sou estagiária de instrumentacão e técnica de enfermagem pois fui obrigada a fazer o técnico de enfermagem para ter o direito de fazer instrumentação. O que ocorre também quando se procura emprego nessa área. Desculpa mas na prática TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE PROCURAM INSTRUMENTADOR EXIGE SIM O TÉCNICO DE ENFERMAGEM E COREN ATIVO NÃO SÃO CASOS ISOLADOS SÃO TODAS
Olá Ivana !! Bem-vinda ao Instrumentadoras de Plantão. Justamente em razão da falta de regulamentação, não há uma regra nacional sobre os requisitos para a prática da profissão. O único consenso que existe é a necessidade do curso do Instrumentação Cirúrgica. Em pesquisa com profissionais da área, verificamos que geralmente alguns hospitais e algumas empresas pedem o curso de Técnico de Enfermagem, e como dissemos no post, isso é um requisito da instituição e não uma necessidade legal. Já equipes e empresas de maneira geral não exigem, pois entendem que a profissão é diferenciada da enfermagem, seja em nível técnico ou graduação. Cada estado tem lidado de uma forma diferente com a profissão por não haver uma regra nacional e um conselho federal. Obrigada pelo seu comentário !!!
Cabe ao profissional se informar e não aceitar as aberrações trabalhistas que não beneficiam em nada o instrumentador nem a enfermagem, que se tornou vítima do sistema.
Olá Rosa,
Sou nova aqui no site e peguei o gancho do seu comentário (espero que não se importe).
A questão não é tão simples assim, eu ficaria hiper feliz se já fosse menos complicada mas veja, eu sempre quis ser instrumentadora mas por motivos não deu, quando decidi TODAS as escolas da minha cidade me perguntaram a mesma coisa “Vc tem o téc de enfermagem ou a faculdade? Pq não estão contratando instrumentador sem enfermagem técnico ou faculdade” eu sem acreditar fui fazer pesquisa por fora, e realmente quando tem vaga (na minha cidade tem 2, 3 hosp part e algumas clínicas o restante é funcionalismo público, o que já reduz e dificulta muita uma vaga) easas vagas querem COREN ativo para vaga de instrumentador. Eu comecei o curso téc fiz 1 ano e parei pq não éno que eu quero mas tenho medo de pagar o de instrumentação e não conseguir emprego. Vc está errada? Não, só que veja eu estou parada por não aceitar, vou receber por 1 formação quando se tem 2? Desvio de função? O mercado apertou a instrumentação, o COREN apertou a instrumentação e pra quem está comecendo ou se adequa ou faz como eu e desisti (o que tb não estou aconselhando)
Desculpa gente desabafei 🙁
Olá !!! Sem dúvida cada estado possui uma regra própria já que a profissão não é regulamentada. E também cada instituição tem suas regras internas e requisitos para admissão. Mas não desistam, existem alternativas como equipes ou empresas. Se é o que querem de verdade persistam que sempre haverá uma oportunidade para bons profissionais !! Um grande abraço !!!
Oii! Muito muito obrigada pelo seu incentivo. Cada dia que passa eu fico olhand estudando o cursos e mais para escolher algum pq estou com uma gana enorme pra voltar a estudar, já desisti de me formar na faculdade para agradar os outros pq não era o q eu queria, comecei o téc de enf para poder ser instrumentadora (pra ter emprego), ja estou decorando os currículos de vários cursos é trágico e cômico rs, ainda posso terminar o técnico mas não tenho dinheiro pra investir em um curso que eu sei que não quero como profissão e ainda pagar anuidade de COREN, esse era meu medo de investir no curso de instrumentação, dinheiro e tempo pra depois ficar com mais vontade de trabalhar e não poder atuar por mais alguma surpresa do COREN para quem estiver se formando. É complicado, mas vc dá uma injeção de ânimo!
Bom dia. Estou muito interessada em fazwe o curso, e estou fazendo constante pesquisas.
A minha maior dúvida no momento é : qual o melhor curso disponível no mercado em SP hj? Pelo o que eu sondei, a faixa de preço e o período da maioria são os mesmos. Mas, a carga horária muda. Qual vcs indicam?
Obrigada
Olá Cristina !! Bem vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão. A escolha do curso depende muito da sua situação atual. Se você já tem formação na área de enfermagem, basta optar por um curso de especialização. Se você não possui essa formação prévia, verifique a carga horária que mais te agrada. Existem cargas horárias mais completas e mais enxutas. Porque também depende da sua disponibilidade de tempo para o curso. Existem cursos que têm aulas todos os dias e outros com aulas apenas alguns dias na semana. Se você tem disponibilidade de tempo, uma grade mais completa pode te agradar mais. Se você trabalha e não tem tanto tempo disponível então você precisa ver qual horário de qual escola se encaixa na sua agenda entende ? Esperamos ter ajudado !!! Obrigada por nos acompanhar !!
Posso fazer mesmo sem ter o técnico de enfermagem?
Olá Sonielle !! Bem-vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão. Na maioria dos estados brasileiros você pode sim fazer o Curso de Instrumentação Cirúrgica sem ter o curso de enfermagem ou técnico de enfermagem. Mas em alguns estados é exigido o técnico, como o Rio de Janeiro por exemplo. Então verifique no seu estado se é necessário. Se você for de São Paulo, aqui não é obrigatório. Um grande abraço !!!
Tenho algumas dúvidas. Sou de Recife e me interessei bastante pelo curso de instrumentação cirúrgica. Li em alguns sites que pra fazer o curso é necessário ter feito técnico em enfermagem ou radiologia, ou superior em enfermagem. Eu não concluí o curso técnico em radiologia, mesmo assim posso fazer o curso de instrumentação? Sabem se aqui em Recife é exigido?
Falta informação concreta sobre isso.
Olá Roberta !!! Tudo bem ?? Abrimos uma consulta perante o Coren – PE, pois não encontramos nenhuma legislação que obrigue o Instrumentador Cirúrgico a ter alguma tipo de curso na área de enfermagem no seu estado. Mas é sempre bom termos a orientação do Coren do estado. Assim que recebermos a resposta deles postaremos aqui para você !! Obrigada por nos acompanhar !!!
Oi sou juliana de fortaleza fiz o auxiliar de laboratório mas estou com dificuldade de arrumar trabalho estou pensando em fazer o de instrumentador cirurgico pois quero fazer outro curso p adicionar no meu curriculum não me indentifico com enfermagem mas gosto muito da área da saúde se tiverem outros cursos p me aconselha agradeço
Olá Juliana !! O curso de Instrumentação Cirúrgica é um curso bem específico para quem quer atuar em Centro Cirúrgico. Na maioria dos estados brasileiros não é necessário ter o curso de enfermagem para exercer a instrumentação cirúrgica, mas você precisa verificar no seu estado para poder tomar uma decisão assertiva. No caso de conteúdo, o Instrumentador precisa saber algumas disciplinas da enfermagem mas somente o que é necessário ao seu trabalho. Então acredito que você consiga conciliar o gosto pela Instrumentação com os conhecimentos necessários da enfermagem. Podemos garantir uma coisa: a profissão de Instrumentador Cirúrgica é muito linda !!! Um grande abraço e sucesso na sua decisão !!!
Olá, estou fazendo algumas pesquisas sobre a área de instrumentador e gostaria de saber qual a unidade que oferece o melhor curso em São Paulo, capital e se terei dificuldades em não possuir o tecnico em enfermagem.
aguardo !
Olá Camila !!! O fato de você não possuir o técnico de enfermagem não será nenhum empecilho para que você possa trabalhar em equipes cirúrgicas. Já em hospitais e empresas, algumas delas solicitam o técnico em enfermagem, então depende do seu objetivo profissional. Quanto à melhor escola, isso depende da situação de cada um. Veja nosso post sobre esse assunto para te ajudar: http://instrumentadorasdeplantao.com.br/quero-ser-instrumentador-cirurgico-mas-onde-estudar/ Um grande abraço e esperamos que tenha sucesso na sua escolha !!!
Olá. Estava pesquisando uns cursos e me interessei bastante por este.
Sou de Recife e estou concluindo o tecnólogo em Radiologia. Não optei por enfermagem pois me identifiquei mais com a radiologia, gostaria de fazer também pra incrementar em meu currículo, mas essa dúvida de se poder fazer ou não sem o técnico em enfermagem está agora me frustrando um pouco pois não tenho interesse em fazer o técnico ou graduação na área. Vocês sabem informar se aqui é obrigatório?
Agradeço desde já a atenção.
Olá Rose !!! Tudo bem ? Bem-vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão !! Então, tivemos um caso de Recife também com o mesmo questionamento e fizemos uma consulta ao COREN do seu estado. Eles responderam com a resolução do COFEN que diz que a Instrumentação faz parte das atividades de enfermagem mas não é exclusivo da categoria. Geralmente as escolas de cada estado acompanham de perto essas resoluções então sugiro que antes de você se matricular, confirme essa informação que recebemos. Obrigada por nos acompanhar e um grande abraço !!!
Olá sou formado em técnico de enfermagem estou ativo há 05 anos não tenho curso de intrumentacao,
Cirúrgica mas se eu fizer, curso a distância posso atuar nessa área
Olá Antonio Carlos !! Desculpe a demora, tivemos um problema em nosso sistema de mensagens. Você somente pode exercer a Instrumentação Cirúrgica se possuir diploma de escola que ministre o curso. Os cursos à distância, não temos notícia que sejam reconhecidos, pois o curso exige aulas práticas. O ideal seria você fazer um curso presencial, assim é certeza que poderá exercer sem ter problemas futuros. Esperamos ter ajudado. Um grande abraço !!!
Fiz o curso em 2011, e não foi exigido o curso de enfermagem junto! Sempre atuei na area mas agora um cirurgião pediu meu COREN para eu receber. Não tenho COREN, não sou Técnica de enfermagem e sim tecnica de instrumentação… Existe algum Conselho para Instrumentadora? Que numero é esse que eles precisam para efetuar o pagamento junto ao plano de saude!
Desde ja, agradeço!
Olá Monteiro !!! Tudo bem ? Se você for do estado do Rio de Janeiro, então é necessário sim ter COREN ativo. Nos demais estados, a maioria não exige a formação em enfermagem para exercer a Instrumentação Cirúrgica. Existe o CNIC – Cadastro Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos que é um cadastro que tem por objetivo saber quantos instrumentadores em atividade temos no país. Não é um conselho, mas com esse cadastro você comprova que é formado em Instrumentação Cirúrgica. Segue o site caso queira obter seu registro: http://www.cnic.com.br
Esperamos ter ajudado !!! Um grande abraço !!!
Boa noite !
No Rio é necessário ter o Tec para fazer instrumentação?
Olá Ana !! Bem-vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão. Sim, no estado do Rio de Janeiro é obrigatório o curso de técnico de enfermagem para exercer a Instrumentação Cirúrgica. Um grande abraço !!
Olá, sou de Salvador-BA, quero muito fazer o curso de Instrumentação cirúrgica, porém, não quero fazer nenhuma especialização em enfermagem. É possível me tornar instrumentadora mesmo sem nenhum desses cursos?
PS: Já pensei em fazer tec em enfermagem para poder ser instrumentadora, mas não é algo que eu deseje fazer.
Olá Jessica !! Seja bem-vinda ao Blog Instrumentadoras de Plantão !! Então, cada estado possui uma regra, já que a profissão ainda não é regulamentada. Na maioria dos estados o curso de técnico de enfermagem não é necessário. As escolas de cada região conseguem te informar com precisão se na sua localidade é necessário. Procure um escola que seja referência e peça a informação que eles te passam. Na última consulta que fizemos ao COREN da sua região, fomos informadas que não é obrigatório o curso de técnico de enfermagem. A consulta foi feita há 4 meses atrás. Esperamos ter ajudado. Um grande abraço !!