Reino Unido: The Old Operating Theatre Museu – Visite sem sair de casa !

Fonte: http://oldoperatingtheatre.com/

O Old Operating Theatre Museum e Herb Garret estão situados no espaço
da cobertura ( telhado ) da Igreja de St. Thomas. 

A Igreja foi dedicada a St. Thomas Beckett e provavelmente se originou como uma capela do hospital medieval, mas não se sabe quando foi construída no local atual. Certamente havia uma igreja medieval e sabe-se que um Richard Chaucer foi enterrado lá. Espaços adicionais foram feitos à igreja no início do século XVII, incluindo a torre do sino. Em 1697, no entanto, os Diretores do Hospital relataram que a igreja estava tão deteriorada que as pessoas tinham medo de entrar.

A Igreja de St. Thomas foi reconstruída entre 1698 e 1702 em um estilo mais neoclássico, com o primeiro sermão realizado em julho de 1703.

A nova igreja era uma pequena estrutura construída de tijolos vermelhos e contornos de pedra branca com uma nave única e um telhado plano. Foi equipado com um grande sótão construído na tradição do ‘celeiro de corredor’ ( tradição de construções inglesas ).

A igreja mostra muitas semelhanças com outras duas igrejas de Londres: St. James ‘Piccadilly (1684) e Saint Benet Paul’s Wharf (1685).

Ambas as igrejas foram projetadas pelo brilhante arquiteto da Catedral de St Paul, Sir Christopher Wren. Wren era diretor de St Thomas na época em que a Igreja foi construída e doou 500 libras ao fundo de reconstrução do Hospital. Parece altamente provável que sua equipe esteja envolvida em seu projeto; de qualquer forma, deveria ser construída por seu mestre pedreiro Thomas Cartwright, que havia trabalhado com ele na Igreja de St. Mary-Le-Bow.

A igreja é a parte mais antiga sobrevivente do local de Southwark no Hospital St Thomas. Os prédios vizinhos na rua St Thomas ( casas para o tesoureiro do hospital; o recebedor dos aluguéis; o Boticário e o Ministro da Igreja ) foram iniciados em 1704.

No século 19, a igreja tornou-se redundante e se tornou a Casa Capitular da Catedral de Southwark. No entanto, o sótão usado pelos farmacêuticos do Hospital St. Thomas para secar ervas e armazenar medicamentos foi transformado em uma sala de operações da enfermaria das mulheres em 1822.

À primeira vista, essa localização seria bizarra, mas as enfermarias da ala sul do Hospital St. Thomas foram construídas em torno da igreja de St. Thomas. Dorcas era a enfermaria cirúrgica das mulheres. Antes de 1822, as mulheres eram operadas na ala, o que devia ter causado um sofrimento considerável. Os diretores do hospital decidiram então que uma nova sala de operações deveria ser construída.

O sótão de ervas da Igreja de St. Thomas ficava aproximadamente no mesmo nível da ala cirúrgica das mulheres e era grande o suficiente para abrigar uma pequena sala de operações. A colocação do teatro no Herb Garret da Igreja proporcionou uma separação da ala. Deu uma entrada separada para os alunos e proporcionou uma certa prova de som. Por estar no mesmo nível da enfermaria cirúrgica das mulheres, ajudou no transporte de pacientes para o teatro.

A sala de operações foi construída para maximizar a luz de uma grande clarabóia que foi construída propositadamente para este espaço. Embora não seja aquecido ou ventilado, forneceu uma área ideal, embora pequena, para demonstrar habilidades cirúrgicas.

Em 1862, o Hospital St Thomas mudou-se de seu local antigo, terminando em Lambeth. O centro cirúrgico foi parcialmente desmontado e as entradas do hospital para o Garret foram bloqueadas. Não foi completamente esquecido, havia referências nas publicações acadêmicas em 1936 e 1954, e a clarabóia podia ser vista no extremo leste de St. Thomas Street. Após a saída do hospital de St. Thomas Street. em 1862, o único acesso ao espaço do telhado ou ao sótão da igreja era através de uma abertura na parede norte da câmara do primeiro andar da torre.

Essa abertura ficava a cerca de cinco metros acima do nível do piso da câmara, o que servia ainda para ajudar a ocultar a antiga sala de operações. A abertura só podia ser alcançada por meio de uma escada e, após alguma dificuldade e desconforto, qualquer visitante entrava em um sótão completamente escuro. (Esta abertura é agora a entrada principal do Herb Garret da Belfry Shop).

Escada de acesso ao museu

Sim, a imagem acima é de uma escada !! Esta é a escada que atualmente permite o acesso dos visitantes ao museu. Escadinha difícil de subir !!! Se para os visitantes saudáveis, já difícil subir, imaginem só se tivesse que ser usada para subir pacientes …. ainda bem que não era, o acesso dos pacientes era feito por outras entradas do antigo hospital. Ufa !!

Em 1956, Raymond Russell estava pesquisando a história do Hospital St. Thomas e decidiu investigar a abertura no sótão. Ele encontrou uma escada e subiu no Garret. Estava escuro porque o vidro na velha clarabóia acima do teatro havia sido substituído por ardósias e as janelas de sótão no resto do espaço do telhado estavam pretas com um século de sujeira. Além disso, o sótão estava densamente coberto de poeira e algumas tábuas foram removidas, o que tornou o acesso ainda mais perigoso. Parte da sala de operações havia sido removida em algum momento, incluindo todas as classificações, mas a maior parte da aparência havia sobrevivido.

A passagem para a escada, que levava às posições do teatro, estava intacta e também um lado inteiro da escada, mas não os degraus. Todo o trabalho de gesso das paredes e do teto permaneceu intocado, assim como a maior parte do piso. A inspeção revelou que um piso falso havia sido colocado no piso verdadeiro e que o espaço, de cerca de 7 cm, estava cheio de serragem, provavelmente para absorver a água quando o piso do teatro era esfregado.

É provável que o teatro tenha sido parcialmente destruído quando a fiação da luz elétrica foi instalada na nova Chapter House, cerca de 50 anos antes. As tábuas do piso precisavam ser expostas e a maioria das classificações estava no caminho; ainda era possível ver as movidas tábuas do piso onde havia sido obtido acesso ao espaço acima do teto da igreja para colocar os fios.

Foi feita uma folga mais livre do que o necessário para a instalação da fiação e isso pode ter ocorrido devido à presença de podridão seca. Essa parece ser a única explicação para o rompimento dos painéis na parede oeste do teatro. Felizmente, o gesso intocado do teto mostrava o limite superior exato desse embarque e, nos tijolos da parede, podiam ser vistos os detalhes de fixação das placas verticais e suas dimensões.

Da mesma forma, muitos detalhes da construção e método de fixação de ítens também foram visíveis. A forma semicircular do teatro permaneceu, apesar de vigas que sustentavam o lado sul terem sido vistas.

A remoção dos painéis também expôs a entrada original no teatro da ala de mulheres auxiliares no hospital.

A descoberta de Raymond Russell foi extraordinária: nenhuma outra sala de operações do século XIX na Europa havia sobrevivido.

Agora, que já conhecemos a história do museu, vamos ver como ele é por dentro ?

Assista aos vídeos abaixo, para conhecer o interior do museu e ver as peças que estão em exposição por lá:

 

Muita coisa legal não é mesmo ?

Abaixo tem uma foto dos livrinhos que os visitantes presenciais recebem:

Material fornecido pelo Museu em visita presencial.

Um deles é o guia do museu e o outro mostra fotos dos instrumentos que estão expostos no museu e que eram utilizados quando o teatro era uma “sala cirúrgica”. Tem instrumento que dá até medo !!! 🙂

Este é um museu onde realmente é possível “viver a história da cirurgia”, pois tem também gravuras de procedimentos cirúrgicos realizados na época, explicando cada passo da cirurgia.

Neste momento visitamos sem sair de casa, mas no futuro quem tiver a oportunidade de visitar presencialmente não vai se arrepender !! 😉

Instrumentadoras de Plantão

 

Fontes:

  1. Portal http://oldoperatingtheatre.com/
  2. Material impresso do museu.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *