Hora da Aula: Você sabe o que é um Artigo Científico e onde encontrar ?

Resultado de imagem para artigo científico png

Fonte: http://parceriacorsan.com.br/

ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente
os resultados originais de uma dada pesquisa.

Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6022, 2018), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Fonte: www.abntcatalogo.com.br

O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa. Dessa maneira, ele, materializado sob a forma de um relato acerca dos resultados originais de um estudo realizado, torna-se publicamente conhecido por meio de revistas científicas, as quais possuem uma seção destinada a esse fim. Assim assevera Santos (2007, p. 43), “são geralmente utilizados como publicações em revistas especializadas, a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, ou ainda de contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação convertida”.

Como se trata de um texto que prima pela concisão dos dados apresentados, ele precisa passar por um critério rigoroso de correção, no sentido de verificar a estruturação dos parágrafos e frases, garantir a clareza e objetividade retratadas pela linguagem, entre outros. Não deixando de mencionar que num artigo, o revisor precisa estar livre para se posicionar frente ao objeto de análise, levando em consideração alguns aspectos voltados para a análise dos argumentos apresentados, checagem do valor científico atribuído ao texto em questão, verificação da possibilidade de se tornar público (estar disponível a outras pessoas), confirmação da possibilidade de abertura a possíveis reavaliações em função de novas descobertas e, consequentemente, apresentação de melhores resultados, etc.

Quanto ao conteúdo abordado no artigo, ele pode apresentar distintos aspectos, como também pode cumprir outras tarefas, conforme nos revelavam Marconi e Lakatos (2005, p. 262):

a) versar sobre um estudo pessoal, uma descoberta, ou dar um enfoque contrário ao já conhecido;

b) oferecer soluções a questões controvertidas;

c) levar ao conhecimento do público intelectual ou especializado no assunto novas ideias, para sondagem de opiniões ou atualização de informes.

d) abordar aspectos secundários, levantados em alguma pesquisa, mas que não seriam utilizados na mesma.

Mediante tais postulados, pode parecer um tanto quanto complicado ao autor elaborar seu artigo, mas o que na verdade ocorre é que, frente a tal incumbência, ele descobrirá pontos relevantes que o permitirão desenvolver habilidades, tais como: a de sintetizar suas ideias frente ao contexto científico, a de selecionar de forma concisa e ao mesmo tempo precisa as fontes bibliográficas que lhe servirão de apoio, bem como a de avaliar melhor os dados coletados e apresentar os resultados obtidos, entre outros aspectos.

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO:  Consiste na apresentação do assunto, dos objetivos e demais elementos necessários para se ter uma visão de conjunto do tema. Para tanto deve:

a) especificar qual é o assunto, objeto de estudo;

b) esclarecer sobre que ponto de vista o assunto será abordado; e

c) apresentar as justificativas que levaram o autor a escolher o tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido e as razões de escolha do método.

A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor em relação ao texto. Assim, recomenda-se que a introdução seja a última parte do trabalho a ser redigida.

Obs. O desenvolvimento do artigo científico pode ser organizado em uma única parte (2 DESENVOLVIMENTO) ou dividido em seções e subseções (2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA E 4 RESULTADOS). Os termos desenvolvimento, fundamentação teórica, metodologia e resultados podem ser subcapítulos por títulos que sejam mais representativos e significativos ao texto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:  É a parte erudita do texto. A importância deste item refere-se à necessidade do leitor em saber o que existe na literatura correlata, as informações e sugestões sobre o problema em estudo. Ou seja, são os fatores existentes no estoque de conhecimento e que são adequados ao problema. Para elaborar um referencial teórico consistente são necessários: amplo conhecimento dos fatores pertinentes, visão clara do problema e articulação lógica entre os diversos tipos de conhecimento utilizados. É aconselhável o uso de citações bibliográficas. Entretanto, devem seguir as mesmas normas dos demais trabalhos científicos.

METODOLOGIA:  Este item descreve a delimitação do universo estudado (população e amostra), o método e as técnicas de coleta de dados, como foram desenvolvidas as etapas da pesquisa e suas limitações. Deve sempre ser escrito com o verbo no tempo passado, pois descreve o que já foi investigado. Nesta parte do trabalho podem ser usados subtítulos para as partes.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: Esta fase do artigo é designada a apresentar e interpretar os resultados alcançados, após a aplicação do método. Deve ser realizada de forma direta, objetiva, sucinta e clara, apontando sua significância e sua relevância. Pode-se fazer uso de tabelas e figuras para apresentação dos resultados. O texto deve ser breve, claro, utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal. Objetiva mostrar as relações existentes entre os dados coletados na pesquisa. Aqui se interpreta, critica, justifica e enfatiza os resultados encontrados. Discutem-se os resultados encontrados na investigação e comparam-se com os resultados de pesquisa anteriores (caso se tenha revisão de literatura). É a parte da argumentação.

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS: É o estágio final do artigo que contém as possíveis respostas para o problema, objetivos e hipóteses propostas na introdução. Desse modo, não é uma idéia nova, consiste em uma síntese breve do que foi apresentado anteriormente. É o fechamento do estudo que pode trazer ainda recomendações e sugestões que abrem perspectivas para novas pesquisas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: É um elemento obrigatório do artigo científico. Sua apresentação deve seguir as normatizações da ABNT. As informações necessárias para sua elaboração são encontradas na folha de rosto dos livros. Todavia, quando um elemento não for encontrado na obra que está sendo referenciada, deve-se usar entre colchetes: [S.d.] sem data; sem editora [s.n.]; sem local [S.l.]. De acordo com a NBR 6023 (2002), os elementos essenciais de uma referência são: autor(es), título, edição, local,editora e data da publicação.

Tipos de artigos científicos: quais existem?

Algumas pessoas ainda acreditam que todos os artigos científicos devem ser organizados do mesmo modo, entretanto, isso não é verdade. Existem diversos tipos de artigos científicos definidos geralmente de acordo com o objetivo da pesquisa ou da divulgação que se pretende.

Alguns pesquisadores fazem parte de grupos e produzem sobre uma mesma pesquisa ou tema de acordo com o tipo de pesquisa definido, cursos de pós, apresentações em congressos, público leitor etc

Para cada tipo de pesquisa ou de acordo com o propósito da divulgação, o artigo será organizado com uma estrutura específica, uma vez que precisará informar ao leitor as características daquela pesquisa e os resultados alcançados a partir dos objetivos e metodologias específicos para aquela pesquisa.

Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:

  • revisão bibliográfica
  • estudo de caso
  • revisão bibliométrica
  • pesquisa de ação
  • survey

Onde encontrar artigos científicos ?

Sites de bancos de artigos científicos autênticos:

  • SciELO: https://scielosp.org/
  • bvs: https://bvsalud.org/
  • LILACS: https://lilacs.bvsalud.org/
  • BIREME: http://www.paho.org/bireme/
  • PubMed – NCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

Periódicos científicos mais consultados:

  • Revista Science: https://science.sciencemag.org/
  • Revista Nature Medicine: https://www.nature.com/nm/
  • The New England Journal of Medicine: https://www.nejm.org/
  • Journal of the American Medical Association: https://jamanetwork.com/journals/jama

Existem muitas outras fontes de artigos científicos autênticos. Agora que você já sabe reconhecer um artigo científico autêntico, vai ficar bem fácil procurar informações de fato verdadeiras sobre o assunto que quiser.

A leitura de artigos científicos, nos ajuda a aumentar o conhecimento e também amplia a visão científica de tudo o que nos cerca. Que tal começar a praticar a leitura de artigos científicos hoje mesmo ? 😉

Deixamos aqui, o artigo “Instrumental cirúrgico”, publicado pela Revista de Medicina da USP de Ribeirão Preto. No artigo vocês encontrarão todos os dados da publicação como, data, volume da revista e página.

Instrumental Cirúrgico – Revista de Medicina da USP Ribeirão Preto

Esperamos que tenham aprendido bastante no nosso “Hora da Aula” de hoje e desejamos uma ótima leitura !!

Fontes: Regras ABNTfsg.edu.brnucleodoconhecimento.com.br.

 Instrumentadoras de Plantão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *