Barco Hospital Papa Francisco parte para ajudar 700.000 ribeirinhos na Amazônia

Fonte: Portal Aleteia

Mil comunidades deverão ser atendidas por médicos a bordo. “O povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes; neste barco-hospital, eles verão os dois”.

Construído pela Indústria Naval do Ceará, zarpou nesta sexta-feira, dia 7 de junho, o Barco Hospital Papa Francisco. Seu destino são as povoações da Amazônia, para onde leva o propósito de atender uma estimativa de 700 mil ribeirinhos. O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração de bênção e envio da embarcação. Participaram desta cerimônia também os frades franciscanos, diretamente envolvidos na concepção e implementação da iniciativa, além de outros religiosos e profissionais de diversas áreas que trabalharam na construção do navio.

Iniciativa da Igreja no Brasil

A maquete do barco-hospital, que é uma proposta da Igreja no Brasil, foi apresentada ao Papa Francisco em 5 de novembro de 2018, no Vaticano. O barco deverá cobrir um percurso de mil quilômetros ao longo do Rio Amazonas, em território paraense, a fim de levar atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas de 12 municípios, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.

O projeto, que emocionou o Papa, foi apresentado a ele por dom Bernardo Bahlmann, bispo do Óbidos, e pelo frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Eles foram “provocados” pelo próprio Papa, que, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, tinha visitado um hospital administrado pela Fraternidade no Rio de Janeiro e perguntado ao frade se eles já estavam presentes também na Amazônia.

propósito do projeto que leva o nome do pontífice é levar mais saúde às comunidades ribeirinhas, com especial enfoque na prevenção contra o câncer mediante exames e triagens para pesquisas, a ser feitas em parceria com universidades sobre as patologias de maior incidência na região.

O barco-hospital tem estrutura com ambulatórios, laboratórios, bloco cirúrgico e alojamento para profissionais da saúde, na maioria voluntários de hospitais-escola administrados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O navio contará ainda com assistência de congregações franciscanas femininas, incluindo a presença constante de uma freira médica.

Como bem observou o frei Francisco Belotti, “o povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes; neste barco-hospital, eles verão os dois”.

 

A estrutura da embarcação é composta de consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, bem como, equipamentos para exames, como raio-X, Ultrassom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletrocardiograma.

Fonte: Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

Para o prefeito de Juruti Henrique Costa, a nova estrutura de atendimento aproximará os ribeirinhos à saúde.

O Barco Navio Hospital mede 32 metros de extensão, conta com dez tripulantes fixos e 20 voluntários que sairão nas expedições que durarão dez dias, até retornarem para sua base em Óbidos. Esta unidade de saúde conta com o apoio de duas “ambulanchas” que atuarão como complemento à embarcação, onde uma delas fará todo o trabalho de triagem para otimizar os atendimentos e a outra ambulancha com equipamentos de urgência e emergência fará a retaguarda para quais quer intercorrência mais graves.

O procurador do Ministério do Trabalho, Ronaldo José de Lima, destacou a importância do alcance da ação. “Acredito muito neste projeto. Sabemos que grande parte da região beneficiada está abaixo da linha pobreza. Não será apenas um projeto de saúde ou de pesquisa. Será um projeto humanitário”.

Após a chegada em Óbidos e Juruti e entrega das chaves, iniciará os primeiros atendimentos e testes nos equipamentos hospitalares, procedimento necessário para que tudo fique ajustado até a sua primeira expedição oficial que deve acontecer no mês de setembro, depois de sua inauguração oficial marcado para o dia 17 de agosto na cidade de Belém, capital do estado do Pará, com a presença membros da Associação e Fraternidade, Igreja, Procuradores e Desembargadores do Trabalho e Autoridades.

Resultado de imagem para barco papa francisco

Fonte: jesocarneiro.com

Esta é uma das iniciativas mais efetivas na região norte do país, onde a dificuldade geográfica, acaba por afetar o acesso da população aos serviços de saúde. Porém não há barreiras para a criatividade humana quando a vontade de ajudar prevalece sobre todas as coisas. Nossa admiração aos envolvidos no projeto que agora se torna realidade !!!

 Instrumentadoras de Plantão

Fontes:

  1. Portal Aleteia
  2. Portal Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus
  3. Portal G1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *