A mensagem mais emocionante do Cirurgião para sua Instrumentadora Cirúrgica

No primeiro dia de dezembro, o Portal O Globo publicou a mensagem do Dr. Alfredo Guarischi, para sua Instrumentadora Cirúrgica Marta Hage. Até agora a mensagem mais emocionante publicada em um grande portal de notícias.

O Dr. Alfredo Guarischi é médico, cirurgião geral e oncológico, especialista em Fator Humano, Organizador do SAFETYMED e do GERHUS. Marta Hage trabalha com o Dr. Alfredo há mais de 40 anos.

40 anos !!!! Isso é que é amor pela profissão e principalmente lealdade à equipe cirúrgica. Com certeza nesse tempo todo, existiram problemas, pois relacionamentos nem sempre são fáceis, mas tanto o Dr. Alfredo quando a Instrumentadora Cirúrgica Marta Hage, souberam valorizar um o trabalho do outro e superaram as dificuldades em nome de um trabalho nobre e certamente realizado com excelência.

Para nós, Instrumentadores Cirúrgicos, essa atitude deve servir de inspiração em cada dia de nosso trabalho, em cada detalhe que preparamos e em cada paciente que ajudamos. Simplesmente sensacional !!!

Abaixo, transcrevemos na íntegra a mensagem do Dr. Alfredo para Marta Hage:

“Querida Marta,

Graça a você, e outras tantas instrumentadoras, cada uma no seu tempo – verdadeiras rainhas – , consegui realizar tantas cirurgias nesses mais de 40 anos.

Em nenhum momento, com essa afirmação, as chamo de quarentonas, pois, a cada ano, as vejo mais jovens, alegres e bem-humoradas. Como tem sido bom trabalhar ao lado de vocês.

Você, querida Marta, filha do Hospital do Exército, Miguel Couto e de Ipanema, onde teve a oportunidade de ajudar tantos cirurgiões experientes, e com isso pode me aconselhar, alertando sobre meus erros, com isso pude evitar alguns situações desagradáveis. Como você tem sido paciente comigo!

Sempre chegando antes de toda equipe, verificando a esterilização do material, preparando a mesa cirúrgica com pinças, agulhas, afastadores e pedindo os fios que eu certamente ia usar no decorrer da cirurgia. Mas eu sempre reclamo que falta algo. Você merece uma condecoração!

Eu ficava irritado quando tuas outras colegas saiam da sala de cirurgia, para pegar mais um material que estava faltando e você negociava, dando sempre uma alternativa.

Acho que o tempo que você trabalhou em Munique, no  Harlaching Krankehouse, te deu, além do teu filho Daniel, hoje cirurgião, como eu, uma autoridade diferente. Como você é carinhosa diante dos desafios, nessa complexa e indispensável profissão, tão pouco valorizada pelos gestores do sistema de saúde.

O trabalho da instrumentadora é muito mais do que entregar uma, ou duas, ou três pinças. O sangue, que faz tudo parecer igual, obriga a contagem exaustiva das compressas, de modo a  evitar desastrosos esquecimentos. A anotação correta do nome das biopsias, sempre uma dor de cabeça, mas que no final tudo fica correto, da anatomia ao frasco adequado. São tantas questões que vivenciamos, lado a lado!

Depois de longas horas de cirurgia, já com o paciente de volta ao quarto, você ainda continua a recolher pacientemente todo o material cirúrgico para que seja corretamente conferido e esterilizado.

Sempre a última a deixar o hospital, pois, o teu trabalho de instrumentadora continuou por muito mais tempo.

Nesse momento em que a medicina passa por tantas dificuldades, não podia deixar de escrever, sobre você, pois hoje vencemos mais uma batalha. Qualquer reconhecimento que seja feito pelo meu trabalho devo a toda equipe de cirurgiões, anestesistas e clínicos que me acompanham, mas você, querida instrumentadora, sou especialmente grato. Acho que muitas poucas pessoas sabem o quão importante é o trabalho de uma instrumentadora. É muito mais do que dez por cento de todo o trabalho do cirurgião.

Continue a ensinar teu belo ofício à teus discípulos, e saiba de minha enorme gratidão.

Até amanhã amiga.”

   

Emocionante não é mesmo ?

Que esta mensagem nos sirva de inspiração em cada momento de nossos dias e em cada detalhe de nossa profissão !!!

 Instrumentadoras de Plantão

Fonte: Portal O Globo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *