Quero ser Instrumentador Cirúrgico !! Mas onde estudar ?

A primeira dúvida que vem à cabeça, quando escolhemos a profissão de Instrumentador Cirúrgico é :

Onde estudar ?

Qual o melhor curso ? Qual a melhor escola ? Essas e outras perguntas são as que primeiro fazemos quando escolhemos a profissão.

Como a profissão ainda não é regulamentada no Brasil, e por este motivo, não possui curso superior, então muitas vezes nos pegamos às voltas sem saber qual a melhor opção de curso para cada um de nós.

Não foi diferente com a gente. Tivemos as mesmas dúvidas, fizemos as mesmas perguntas e por isso, nesse post, vamos mostrar um roteiro de como escolher o melhor curso e a melhor escola para você !!

Em primeiro lugar, precisamos destacar que cada pessoa tem uma condição e situação diferente das demais, então a melhor forma de começar a escolher o lugar ideal para seus estudos, é verificando a sua condição.

Vamos ao caso das pessoas que já possuem formação na área de Enfermagem ( superior ou técnico ). Esses pessoas já possuem parte do conhecimento necessária à Instrumentação Cirúrgica, pois em seus cursos de formação já passaram por disciplinas relacionadas à Anatomia Humana, Patologia e Biossegurança, por exemplo. Se este é o seu caso, o que você pode considerar é uma Especialização em Instrumentação Cirúrgica. Desta forma, você vai estudar somente o complemento das disciplinas mais específicas da Instrumentação Cirúrgica que vão te habilitar a exercer a profissão.

Cursos de Especialização em Instrumentação Cirúrgica, podem ter cargas horárias diferentes, então o recomendável é avaliar a carga horária de cada instituição para que você possa avaliar o que de fato falta na sua formação. A carga horária que complementar de forma mais abrangente a formação que você já tem, é sem dúvida o melhor lugar para você estudar !!

Agora, existem as pessoas que não possuem formação prévia na área de enfermagem, e então o critério precisa mudar um pouquinho.

Se você possui alguma formação em nível superior na área da saúde que não seja em enfermagem, você pode escolher a grade curricular mais completa e verificar com a escola se a mesma aceita pedido de dispensa de disciplinas que eventualmente você já tenha cursado na faculdade. Por exemplo, patologia, hematologia, biossegurança, bioética, são disciplinas que são passíveis de dispensa desde que a escola possua esta disponibilidade. Desta forma, você assiste as aulas se quiser relembrar o conteúdo, mas não há a obrigação de realizar as provas da disciplina. Mas lembre-se: cada escola possui seu regimento interno então é fundamental consultar se a possibilidade de dispensa existe.

Para as pessoas que não se encaixam em nenhuma das duas situações anteriores, o processo precisa ser um pouco mais completo. Como você não tem conhecimento na área da saúde, vale a pena uma análise cuidadosa da grade curricular que a escola oferece, em primeiro lugar. Você precisa verificar se a grade curricular te possibilita uma boa formação para que possa depois ir ao mercado de trabalho. É necessário verificar quais as disciplinas teóricas fazem parte da grade, e quais as disciplinas práticas. Disciplinas práticas são muito importantes para que sua formação seja mais completa. Então avalie com cuidado sempre !!

Além dos pontos mencionados acima, para todos os casos recomendamos que a pessoa visite as instalações das escolas pesquisadas, para verificar a infra estrutura oferecida atende à expectativa do futuro aluno. O local onde fica a escola também é muito importante por conta locomoção, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, que as distâncias podem ser muito grandes. Verificar as formas de acesso à escola garante menor índice de faltas e atrasos para as aulas e principalmente provas.

O preço dos cursos podem variar bastante, não somente em São Paulo, mas em todos os estados do país. Assim, avalie com cuidado o preço que cabe no seu orçamento, pois o curso é para sua formação e não para gerar mais um problema para você. Claro que todos querem o melhor, mas esse melhor precisa estar dentro do orçamento pessoal, ou familiar. Se você deseja estudar em uma escola que, de repente, possui um preço maior do que você pode pagar, veja com a escola se ela possui sistemas de bolsas de estudos ou planos de parcelamento que te ajudem a encaixar o valor em seu orçamento pessoal.

E por último, mas não menos importante, verifique com cada escola se ela oferece campos de estágio e em quais hospitais, caso a escola informe que oferece. O período de estágio é muito importante para que o aluno possa colocar em prática o que aprendeu na escola e principalmente, possa cumprir as horas determinadas pela escola para que ao final do curso receba seu certificação de conclusão ou diploma. Fique atento: por regra geral, você somente recebe seu certificado de conclusão ou diploma após cumprir toda a carga horária de estágio exigida pela escola !!

E vale mais um alerta importante: cuidado com pedidos de recomendações de escolas !!

Muitas pessoas acabam por pedir recomendações de escolas e cursos em grupos no Facebook e Whatsapp, o que pode até ser válido, porém cada um tem uma situação diferente. Sendo assim a melhor opção é a sua, após uma avaliação cuidadosa dos pontos que mencionamos até aqui.

Confie em suas escolhas e em suas avaliações !! 😉

Esperamos que estas dicas possam ajudar as pessoas que neste momento buscam a melhor escola para seus estudos !!

Bom feriado a todos !!

 Instrumentadoras de Plantão

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *