Tipos de Hepatite

A hepatite são infecções causadas por vírus e que causam a inflamação do fígado, também pode ter causa medicamentosa. A manifestação clínica da hepatite são variadas, na primeira fase podem ser observados sintomas inespecíficos como fadiga, náuseas, anorexia e dor leve no abdome. Já num segunda fase, predomina a icterícia ( coloração amarelada da pele e mucosas por impregnação de bilirrubina).

Existem vários tipos de hepatite: A, B, C, D e E. As mais comuns no Brasil são a A, B e C, que normalmente podem ser curadas com o medicamento certo.

Hepatite A

A hepatite A é transmitida por água ou alimentos contaminados. O período de incubação varia de 15 a 45 dias. Normalmente assintomática, os casos fulminantes existem queixa de fadiga, dor ou desconforto abdominal, náuseas, vômitos e ainda cor amarelada da pele. Para se confirmar a doença apenas com exame de sangue.

Existe uma vacina contra o vírus da Hepatite A (HAV), e uma vez contraida a hepatite A não há tratamento específico, esperando que o paciente reaja sozinho contra a hepatite A.

Hepatite B

A hepatite B é transmitida por meio do sangue, uso de drogas injetáveis, relações sexuais, cirurgias(materiais cirúrgicos contaminados), hemodiálise, etc. O período de incubação varia de 30 a 150 dias. Os sintomas podem incluir febre, anorexia, mal-estar, náuseas, fadiga, alterações no paladar e olfato, muitas vezes também podendo ser assintomático. O exame de sangue é feito para confirmar a doença. No caso da hepatite B, pode-se tornar crônica e evoluir para uma cirrose e ainda um câncer de fígado.

Hoje existe uma vacina que promove uma prevenção adequada. Já o tratamento é realizado por meio de medicamentos.

Hepatite C

A hepatite C é transmitida também por meio do sangue, como na hepatite B, mais também pode ser adquirida por consumo exagerado de bebida alcoólica. O vírus é apto a sobrevida em temperatura ambiente por cerca de 16 até 72 horas. Os sintomas incluem fadiga, febre, dor abdominal, distúrbios digestivos, depressão e ansiedade. Para se detectar a doença se faz o exame de sangue, exame físico minucioso ou biópsia hepática. Pode se tornar crônica levando a cirrose e câncer de fígado.

Não existe vacina para a Hepatite C. O tratamento é realizado por meio de medicamentos.

Hepatite D

A hepatite D é considerada a mais grave, sendo causada pelo vírus Delta, mais para sua replicação é necessário o vírus HBV, ou seja o vírus da hepatite B. Sua transmissão também e por meio do sangue como na hepatite B e C. Os sintomas são cansaço, tonturas, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, também muitas vezes podendo ser assintomático. Esses sinais podem aparecer de 30 a 50 dias após a infecção. Pode se tornar crônica grave, com cirrose.

Não existe vacina para a Hepatite D. Até o momento não existe terapia específica para a hepatite Delta.

Hepatite E

A hepatite E é transmitida via fecal-oral, na maioria das vezes ligada a ingestão de água contaminada sob condições precárias de higiene. O período de incubação é de 15 a 60 dias. Os sintomas são mal-estar, febre, cor amarelada da pele e olhos,náuseas, vômitos, urina escura e dor abdominal. Para se detectar a doença o exame de sangue é feito.

Não existe vacina para hepatite E. Não existe tratamento específico para a Hepatite E. Não há evoluçãp para um estado crônico da doença.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *